Um sismo de magnitude 6,1 atingiu este domingo, o oeste da Turquia. A informação é avançada pela Reuters, que cita Autoridade de Gestão de Desastres e Emergências (AFAD). Segundo os meios de comunicação local, citados pela agência de notícias, não há, para já, registo de mortes.
O abalo foi sentido em vários locais, incluindo Istambul e Izmir, dois pontos turísticos, tendo sido registado às 19h53 (17h53 em Lisboa).
O epicentro foi registado na província de Balikesir, que dista cerca de 200 quilómetros de Istambul.
"Todas as equipas da AFAD e das nossas instituições relacionadas iniciaram imediatamente as buscas no local. Nenhum evento indesejável foi relatado até à data", disse o ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya, na rede social X.
Balıkesir Sındırgı Depremi-2
— Ali Yerlikaya (@AliYerlikaya) August 10, 2025
Sındırgı İlçemizde 1 Bina yıkılmıştır. Bina içindeki 2 vatandaşımız kurtarıldı, 2 vatandaşımızı kurtarma çalışmaları devam etmektedir.
Çevre köylerde Jandarmamız tarama çalışmalarına devam etmektedir.
Gelişmelerden bilgi verilecektir.
De acordo com vídeos transmitidos pelos meios de comunicação turcos, edifícios desabaram na província de Balikesir. Abaixo, pode ver as primeiras imagens partilhadas nas redes sociais.
6.2 earthquake in western Turkey
— WW3 Monitor (@WW3_Monitor) August 10, 2025
A building collapsed in Balıkesir following the earthquake
🇹🇷🇹🇷‼️‼️‼️‼️‼️‼️‼️‼️‼️‼️‼️‼️ pic.twitter.com/W60XMBX2X9
#BREAKING
— Brian’s Breaking News and Intel (@intelFromBrian) August 10, 2025
6.2 earthquake hits Balıkesir, Turkey causing damage.
pic.twitter.com/5fPPf5kJPG
Uma réplica de magnitude 4,6 ocorreu poucos minutos após o sismo, de acordo com a AFAD.
Recorde-se que um sismo de magnitude 5,8 provocou uma morte e ferimentos em outras 69 no início de junho no sudoeste da Turquia.
O país é atravessado por diversas falhas geológicas que provocaram várias tragédias no passado. O sudeste do país também sofreu um violento terramoto em fevereiro de 2023, que matou pelo menos 53 mil pessoas e devastou a histórica cidade de Antáquia, a antiga Antioquia.
[Notícia atualizada às 19h25]
Leia Também: Sismo de magnitude 6 abala a península russa de Kamchatka