Já foram identificados os nove funcionários que morreram, na manhã de terça-feira, após uma explosão na fábrica Enaex em Quatro Barras, Curitiba, no Brasil.
De acordo do g1, a empresa divulgou o nome dos nove funcionários mortos, referindo que todos trabalhavam como operadores e que as causas do incidentes estão a ser investigadas.
Note-se, no entanto, que, segundo o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, o processo de identificação das vítimas mortais deverá demorar, pelo menos, 30 dias.
O secretário explicou ao site brasileiro que os corpos foram fragmentados devido à energia da explosão e que, por isso, vai ser necessário fazer um exame comprovativo do ADN das vítimas com material que foi recolhido das suas famílias.
Recorde-se também que, além das vítimas mortais, outras sete pessoas ficaram feridas.
Quem são as vítimas?
Camila de Almeida Pinheiro
Tinha 24 anos e estava a trabalhar na empresa há um ano. A mãe da jovem também trabalhava na empresa, tendo sido ela a conseguir o emprego para a filha.
Cleberson Arruda Correa
Tinha 35 anos e era natural de Curitiba.
Eduardo Silveira de Paula
O site g1 não refere a idade da vítima, mas dá conta de que era casado e pai.
Franciele Gonçalves de Oliveira
Jessica Aparecida Alves Pires
Era casada e mãe de duas meninas.
Marcio Nascimento de Andrade
Tinha 38 anos e era pastor de uma igreja evangélica. Morava em Campina do Grande Sul, era casado e pai de uma menina de seis anos.
Roberto dos Santos Kuhnen
Tinha 40 anos e era natural de Pitanga.
Simeão Pires Machado
Tinha 35 anos e era casado. Tinha dois filhos de 7 e 9 anos.
A massive explosion occurred in the 🇧🇷 state of Paraná, in the Greater Curitiba region. It happened at an explosives factory of Enaex Brasil, one of the world's leading ammonium nitrate companies
— Բելում և Պակս (Bellum et Pax) 🇧🇷🇦🇲 (@BellumPaxBR) August 12, 2025
At least 8 people missing, & injuries are reported even outside of the factory area pic.twitter.com/WPBMUGjnzx
O que se sabe sobre a explosão?
De acordo com Coronel Hiller, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, tudo aconteceu numa zona onde os explosivos eram preparados para o transporte.
A Enaex Brasil emitiu um comunicado onde salientou que está a averiguar as causas do acidente: "As investigações das causas do acidente já foram iniciadas e estão em curso. A Enaex permanece à disposição das autoridades a fim de contribuir para o esclarecimento do ocorrido", pode ler-se.
Vários edifícios nos arredores sofreram danos materiais e o som da explosão foi ouvida noutras cidades dos arredores, como Piraquara, Colombo e Campina Grande do Sul.
A fábrica labora 24 horas por dia, fazendo com que, no momento da explosão, estivessem trabalhadores no seu interior.
Leia Também: Explosão em fábrica faz vários feridos no Brasil. Há pessoa desaparecidas