Uma menina de quatro anos, o seu avô e um funcionário são as três vítimas mortais de um tiroteio ocorrido na segunda-feira no parque de estacionamento de um supermercado Target, em Austin, no estado norte-americano do Texas.
Em comunicado, divulgado esta terça-feira, o Departamento de Polícia de Austin indicou que as vítimas foram identificadas como Hector Leopoldo Martinez Machuca, de 24 anos, Adam Chow, de 65 anos, e uma menina de quatro anos.
O suspeito, Ethan Nieneker, de 32 anos, começou a disparar de forma aleatória contra Machuca, um funcionário do supermercado que estava a recolher carrinhos de compras no parque de estacionamento.
Depois, seguiu-se uma sequência de roubos violentos de veículos para tentar fugir e, passado cerca de uma hora, foi detido após ser apanhado a correr todo nu.
Após atingir Machuca, Nieneker correu em direção a um jipe e começou a disparar, enquanto o condutor tentava fugir. O suspeito decidiu então abordar outro carro, um Toyota 4–Runner, e matou Adam Chow, que estava sentado no lugar do condutor. De seguida, disparou contra o banco de trás e matou a menina de quatro anos.
A mulher de Chow começou a tirar a neta do carro e o suspeito empurrou-a para o chão, provocando-lhe ferimentos ligeiros. O avô e a criança foram declarados mortos no local pelas 14h39 e 14h50, respetivamente - cerca de meia hora após as autoridades terem sido alertadas para o tiroteio.
Minutos depois, Nieneker encontrou um camião-cisterna estacionado, abriu a porta do condutor, agrediu-o e empurrou-o para fora do veículo. Tentou iniciar marcha com o camião, mas não conseguiu. Decidiu, então, saltar do camião e perseguir um homem com a arma, antes de voltar para o Toyota roubado à família Chow e fugir.
Citado pela agência de notícias The Associated Press (AP), o sargento Nathan Sexton, da Polícia de Austin, adiantou que o Nieneker agrediu outra mulher e roubou-lhe o carro, um Volkswagen. Tentou ainda entrar num táxi e, sem sucesso, voltou ao carro que acabara de roubar. Depois, dirigiu-se para casa de um conhecido e vandalizou-a.
Durante este tempo, o suspeito entrou numa casa de banho portátil e retirou toda a roupa. Pelas 14h58, a polícia recebeu uma denúncia a dar conta de "um homem nu a caminhar num quintal" e os agentes acabaram por o localizar numa rua, atingindo-o com uma arma de choque pelas 15h06.
Segundao Saxton, Nieneker segurava uma Bíblia e foi imobilizado após não acatar as ordens da polícia. "Ele dizia que era Jesus", afirmou.
"A investigação mostra que Nieneker cometeu estes crimes violentos, disparando sobre várias vítimas, matando três delas e destruindo vários veículos, em menos de uma hora", apontou a polícia.
Homicide Investigation at 8601 Research Boulevard Northbound (Target parking lot) - https://t.co/y5D00Y1M0x pic.twitter.com/XgippQOGXr
— Austin Police Department (@Austin_Police) August 12, 2025
Em conferência de imprensa, a chefe do Departamento de Polícia de Austin, Lisa Davis, disse que Nieneker tem um historial de problemas de saúde mental, mas desconhecia qualquer diagnóstico específico. O suspeito tem também antecedentes criminais por violência doméstica e agressões.
"O que aconteceu ontem foi um ataque não provocado e deliberado, um ato deliberado de violência", disse Davis, esta terça-feira. "Vidas inocentes foram tiradas em plena luz do dia num lugar onde as pessoas deveriam sentir-se seguras para realizar as suas tarefas diárias e viver as suas vidas quotidianas".
Nieneker foi acusado de duas acusações de homicídio qualificado pela morte da menina de quatro anos e de Adam Chow. Foi também acusado pelo homicídio em primeiro grau de Machuca.
Leia Também: Identificado atirador de Atlanta, que era "conhecido". E o agente morto?