Portugal tem vivido situações de calor extremo. Se muitos tem acorrido para as praias, aproveitando esta onde de calor, outros há que se queixam de nem sequer conseguirem dormir à noite.
A situação é preocupante, sobretudo para as camadas da população mais vulneráveis, com os alertas a surgirem para os cuidados que idosos e crianças devem assumir durante estes dias.
Entretanto, urge lembrar de outra situação importante: o calor para quem anda dentro de carro e, sobretudo, se transporta crianças.
"Lá fora está 25ºC, dentro do carro estão 40ºC", é o alerta da Associação Criança Segura, que visa lembrar sobre o risco de deixar uma criança sozinha dentro do carro nestes dias de muito calor, seja por esquecimento seja porque acha que vai só tratar de um assunto rápido e não vai demorar.
“A sua memória é falível. A vida do seu filho é frágil. Isto não acontece só por negligência. Acontece por um lapso de memória”, prossegue esta entidade, lembrando que “o cérebro humano funciona em piloto automático” e que uma “mudança na rotina, stress ou uma noite mal dormida são suficientes para que o nosso cérebro apague o facto de a criança estar no banco de trás.”.
Assim, e numa altura em que o calor se tem feito sentir de forma intensa, importa lembrar que os cuidados têm de ser redobrados, e que esquecer uma criança dentro do carro, seja o tempo que for, pode tornar-se fatal.
"O corpo de uma criança aquece 3 a 5 vezes mais rápido do que o de um adulto. Os seus órgãos vitais entram rapidamente em falência. Deixar uma janela aberta não impede esta tragédia.”, escreve a associação na rede social Facebook, acrescentando ainda que “num dia ameno de 25°C, a temperatura dentro de um carro pode atingir os 40°C em menos de 30 minutos.”
E nessa senda, partilham os seguintes conselhos:
- colocar um objeto seu que seja essencial como a mala, o computador ou o telemóvel no banco de trás, junto da criança. Assim, será sempre obrigado a olhar para o banco traseiro quando sair;
- peça à instituição de ensino do seu filho que ligue imediatamente se o seu filho não aparecer como previsto na escola;
- tranque sempre o carro, mesmo na garagem. "As crianças podem entrar num carro destrancado para brincar e, inadvertidamente, trancar-se no interior, ficando presas", lembra;
- se vir uma criança sozinha dentro de um carro, não hesite. Ligue imediatamente para o 112. A sua intervenção pode ser a diferença entre a vida e a morte.
Criança morreu esta terça-feira em Espanha
Uma criança menor de idade morreu, esta terça-feira, após ficar presa dentro de um carro em Valls, Tarragona, em Espanha. Segundo adiantou o Corpo de Bombeiros do governo regional da Catalunha (Generalitat) o alerta foi dado pelas 15h06 locais (14h06 em Lisboa) e foi acionada uma equipa para retirar a criança do veículo.
Quando os bombeiros chegaram ao local, o pai já tinha tirado a criança do carro e tinha-a levado para um local mais fresco e com ar condicionado.
O menino acabou por não sobreviver, crendo-se que morreu vítima de um golpe de calor.
Leia Também: "Herói". Pai salta para mar e salva filha que caiu de cruzeiro da Disney