As matrículas para o pré-escolar e para o primeiro ano do ensino básico para o próximo ano letivo decorreram desde 22 abril até ao dia 31 de maio. A partir desta terça-feira, 1 de julho, os pais e/ou encarregados de educação já podem consultar as listas dos alunos.
Após os pais e/ou encarregados de educação terem feito o pedido de matrícula através do Portal das Matrículas, é altura de saber os resultados. Mas como?
Segundo explica a DECO PROteste, a publicação das listas é feita fisicamente. Isto é, as listas são afixadas nos agrupamentos escolares e, por isso, os pais e/ou encarregados de educação terão de se deslocar até ao local para as consultar.
Informação que é também esclarecida pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) que salienta que o processo de matrículas deve estar concluído, no caso da educação pré-escolar e do 1.º ano do ensino básico, "até ao primeiro dia útil do mês de julho".
"Seguidamente, os estabelecimentos de ensino publicam a lista dos alunos admitidos, até ao primeiro dia útil do mês de julho", referem.
De recordar que, para já, esta informação aplica-se apenas ao ensino pré-escolar e primeiro ano do ensino básico. As matrículas dos restantes anos de escolaridades ainda decorrem e as listas só serão divulgadas no dia 1 de agosto.
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade começam hoje e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
Além do 5.º ano, entre hoje e 11 de julho devem também inscrever-se os alunos que transitaram para o 2.º, 3.º ou 4.º anos de escolaridade, mas apenas no caso de mudarem de escola ou encarregado de educação.
Entre 15 e 22 de julho realizam-se as matrículas dos alunos que vão para os 10.º e 12.º anos de escolaridade.
Leia Também: Fenprof quer calendário escolar idêntico para pré-escolar e ensino básico