A temperatura desce ligeiramente esta terça-feira, embora os avisos devido ao tempo quente continuem em vigor. Mas qual foi o dia mais quente da recente onda de calor?
De acordo com uma análise do Notícias ao Minuto aos dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o mais quente dos últimos dias de junho foi domingo, dia 29. A temperatura mais elevada registada foi de 46,6ºC em Mora, distrito de Évora.
Este valor é próximo, mas não supera o máximo absoluto no país, em 1 agosto de 2003, então 47,3ºC na Amareleja, Beja. Contudo, representa um máximo histórico - constitui um novo extremo absoluto para o mês de junho em Portugal continental.
Até então, o recorde de temperatura máxima para o mês de junho era de 44,9ºC, em Alcácer do Sal, em 17 de junho de 2017.
De notar que o IPMA já tinha alertado que entre 28 e 30 de junho, o continente iria ser afetado por uma massa de ar proveniente do norte de África, favorável a uma situação meteorológica de tempo quente e seco, esperando-se os valores mais elevados de temperatura nos dias 29 e 30.
Segundo o IPMA, nestes dois dias foram igualdas ou ultrapassados os anteriores máximos de temperatura máxima do ar para o mês de junho em cerca de um terço das estações.
Já no sábado, dia 28, foram registados 45,4ºC em Alvega, concelho de Abrantes, no distrito de Santarém.
© IPMA
Hoje ainda há oito distritos do continente sob aviso laranja devido ao tempo quente, segundo o IPMA. Este aviso estará em vigor em Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Santarém, Beja, Castelo Branco e Portalegre até às 21h00 de hoje, passando depois a amarelo até às 18h00 de quinta-feira.
O IPMA colocou também sob aviso amarelo por causa do tempo quente os distritos de Setúbal, Lisboa, Leiria, Aveiro e Coimbra até às 21h00 de hoje, Porto, Faro e Viana do Castelo até às 18h00 de quarta-feira e Viseu e Braga até às 18h00 de quinta-feira.
De recordar que aviso laranja é o segundo mais grave numa escala de três e é emitido pelo IPMA sempre que existe"situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo, o menos grave, quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Hoje, o IPMA prevê no continente céu pouco nublado ou limpo, havendo a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada dispersos no interior, em especial das regiões Norte e Centro, durante a tarde.
Ocorrerá uma pequena descida de temperatura, acentuada da máxima no litoral Centro.
As mínimas vão oscilar entre os 16ºC, em Leiria, e os 27ºC, em Portalegre. Já as máximas vão variar entre os 24ºC, em Aveiro, e os 43ºC, em Beja.
Leia Também: Temperatura desce, mas pouco. Avisos de tempo quente e perigo de incêndio