Homem esfaqueia familiar enquanto tentava atacar mulher em Gouveia

O homem foi detido pela PJ por homicídio qualificado na forma tentada, em contexto de violência doméstica. A familiar que ficou ferida foi assistida nas urgências do Hospital Sousa Martins, na Guarda.

violência doméstica, mulheres, agressão, violação

© ShutterStock

Notícias ao Minuto com Lusa
01/07/2025 13:33 ‧ há 10 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Gouveia

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, esta terça-feira, que deteve um homem, de 33 anos, pela presumível autoria de um crime de homicídio qualificado na forma tentada, em contexto de violência doméstica, cometido na noite de segunda-feira, em Gouveia. 

 

Numa nota enviada às redações, a PJ refere que o suspeito "vinha a sujeitar a mulher a agressões físicas e psicológicas" ao longo do último ano.

"Os factos, a serem investigados pelo Departamento de Investigação Criminal de Guarda, ocorreram na sequência de mais uma acérrima discussão, quando o homem se preparava para agredir a mulher, com recurso a uma arma branca", explica a autoridade.

Nesse momento, "uma familiar da mulher interpôs-se entre o casal, acabando por ser golpeada num braço".

Segundo a PJ, esta familiar teve de ser assistida nas urgências do Hospital Sousa Martins na Guarda, "encontrando-se livre de perigo". 

O autor veio a ser localizado com a colaboração da Polícia de Segurança Pública de Gouveia e detido fora do flagrante delito. 

O homem será presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

O inquérito é titulado pelo Ministério Público de Gouveia.

Sete mortos em contexto de violência doméstica nos primeiros três meses do ano

No início deste mês, recorde-se, a PJ adiantou que morreram sete pessoas em contexto de violência doméstica nos primeiros três meses do ano. Além disso, entre 2020 e março de 2025, as mortes neste âmbito representaram praticamente 25% do total de investigações por homicídios.

Os dados revelam que, no total, foram registados 588 inquéritos investigados pela PJ e, destes, 145 são inquéritos por homicídio em contexto de violência doméstica, representando 24,65% do total.

Só nos primeiros três meses do ano, os registos da PJ revelam a existência de 41 inquéritos por homicídio, sendo que seis destes inquéritos aconteceram em contexto de violência doméstica.

Nestes seis inquéritos, há a registar sete vítimas, seis do sexo feminino e uma do sexo masculino, sendo que os dados não especificam, no entanto, quantas vítimas são menores de idade.

Olhando para a distribuição geográfica, e também relativamente aos primeiros três meses do ano, dois inquéritos de homicídio em contexto de violência doméstica referem-se a Setúbal, outros dois a Lisboa, um ao Porto e outro a Braga.

Neste tipo de crime, entre 2020 e o primeiro trimestre de 2025, a arma branca foi o tipo de arma mais utilizada, identificada em 51 inquéritos, seguida da arma de fogo, 37 inquéritos, e da força física, habitualmente através da asfixia, em 26 inquéritos.

Sete mortos em contexto de violência doméstica nos primeiros três meses do ano

Sete mortos em contexto de violência doméstica nos primeiros três meses do ano

Sete pessoas morreram em contexto de violência doméstica nos primeiros três meses do ano, revelou hoje a PJ, avançando que, entre 2020 e março de 2025, as mortes neste âmbito representaram praticamente 25% do total de investigações por homicídios.

Lusa | 18:25 - 06/06/2025

É de realçar que a violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe. 

Leia Também: Suspeito de atear fogos em Castro Verde detido pela PJ

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas