Um emigrante português, de 53 anos, é o dono de um dos maiores sites de prostituição de França, o sexemodel.com.
A informação é revelada por uma investigação coordenada pela rede EIC (European Investigative Collaborations), levada a cabo por mais de 20 órgãos de comunicação internacionais, incluindo o semanário Expresso.
Segundo a investigação, com o nome 'Dirty Payments', Mário Duarte Cardoso, imigrado na Suíça, detém o site através da empresa ZA Media Services GmbH, que em 2023 faturou perto de 29 milhões de euros através da multinacional francesa Wordline, que é uma das maiores provedoras de pagamentos online da Europa.
Contudo, o português é, na verdade, testa de ferro de David Azzato, um empresário suíço, condenado em França em 2011 por proxenetismo. De acordo com o Expresso, este homem, de 47 anos, é uma das figuras mais influentes da prostituição online na Europa e Estados Unidos.
O suíço está ligado a 16 empresas e mais de 80 sites e os testas de ferro são um recurso para evitar ser perseguido criminalmente. É aqui que entra o português. Mário Duarte Cardoso, natural de Castro Daire, foi registado como proprietário da ZA Media Services GmbH em 2022, dois anos após a fundação da empresa.
Em 2015, o emigrante tinha criado a Transporte Duarte Cardoso, uma empresa de transportes que está inativa desde 2022, ano em que se assumiu como proprietário do site de prostituição.
O português foi interrogado por um jornalista do suíço Die Wochenzeitung e informou que vendeu a empresa há uma semana, remetendo outras informações para o contabilista da ZA Media Services. A investigação revela, contudo, que essa venda não consta ainda do registo comercial.
Mas, a história não se fica por aqui. Luís Cides, um outro português imigrante na Suíça, também é, formalmente, o dono de um site de prostituição nos Estados Unidos, o eros.com, que também está ligado a David Azzato.
Este homem, de 32 anos, recusou-se, contudo, a responder a qualquer questão sobre o assunto.
A investigação revela que o referido site foi comprado em em abril de 2024 por uma empresa detida por Luís Cides, a Daslur Services AG.
Em 2023, este site faturou sete milhões de euros através da Worldline.
O homem é residente fiscal na Suíça e não tem outras associações a Portugal.
Os sites ligados a Azzato contêm perfis de prostitutas de mercados específicos, mas também pornografia e negócios para homens mais velhos e ricos que procuram mulheres jovens, bem como o que citam como "noivas russas".
Nestes sites, as prostitutas pagam uma mensalidade para fazer parte do catálogo. O valor também pode variar no caso de desejarem que as suas contas sejam mais vistas do que outras.
Apesar de só ter sido condenado uma vez, Azzato tem estado no radar das autoridades. Em 2024, mudou-se da Suíça para a Roménia, onde passou a usar o nome Davide Salerno. Contudo, em janeiro de 2020, foi apanhado a conduzir alcoolizado, depois de recusar parar numa operação stop e de ferir um polícia. Não foi acusado de nada, mas mudou de país. Atualmente, vive no Dubai.
Leia Também: PSOE expulsará qualquer militante que recorra à prostituição