Se está de férias, sobretudo no Centro e Sul, as notícias não são as melhores, uma vez que é esperado um sábado com chuva fraca. O dia será muito nublado em Portugal continental, mas espera-se uma pequena subida da temperatura máxima, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o IPMA, as previsões apontam para "céu em geral muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do meio da tarde".
Esperam-se "períodos de chuva fraca, mais provável nas regiões Centro e Sul até
ao início da tarde" e o vento vai soprar "fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) na costa sul do Algarve durante a tarde, em especial no sotavento".
Além disso, está prevista uma "pequena descida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro", mas também uma "pequena subida da temperatura máxima".
As mínimas vão variar entre os 18 graus, em Faro, e os 12 graus, na Guarda. Já as máximas vão oscilar entre os 20 graus, em Évora e Castelo Branco, e os 21 graus, em Viana do Castelo.
O que esperar para a semana?
Ontem, o IPMA também divulgou a sua habitual previsão semanal e explicou que, "na próxima semana (23 a 20 de julho), o território do Continente irá ficar sob a influência de fluxo de norte ou de noroeste que irá originar descida da temperatura e vento de noroeste".
No litoral oeste, "o vento soprará em regime de nortada moderada ou forte, com intensidade superior a 30 km/h, em especial a sul do cabo Carvoeiro".
Este domingo, "ocorrerá alguma precipitação fraca, que atingirá com maior significado no Minho, Douro Litoral e Beira Litoral", uma situação que "provavelmente se repetirá no final da semana". Contudo, "nas zonas costeiras das regiões Norte e Centro, até ao meio da manhã, haverá muita nebulosidade, nevoeiro e possibilidade de ocorrência de chuvisco".
A temperatura "registará valores normais para a época, ou um pouco inferiores ao normal no litoral oeste". A temperatura máxima variará entre 22 graus a 29 graus "nos locais mais próximos do litoral oeste" e acima de 30 graus no interior, subindo, nestas regiões, para valores acima de 35 graus a partir do meio da semana.
Leia Também: Portugal com calor e trovoada: As imagens do céu roxo e iluminado a Norte