A Polícia de Segurança Pública (PSP) identificou um jovem, de 24 anos, em Lisboa, pela prática criminosa de simulação de um crime de roubo.
Num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, revela que durante um festival de música que decorreu no parque da Bela Vista, o jovem deslocou-se ao posto de atendimento da PSP, dentro do recinto, para informar que tinha "sido vítima do crime de roubo".
Mais tarde, no dia 9 de julho, "e no sentido de acrescentar mais dados ao processo", o homem deslocou-se a uma esquadra da PSP para revelar mais detalhes sobre o "telemóvel 'roubado'".
"No entanto, através da narrativa da suposta vítima e da experiência adquirida do polícia que recebia as declarações do cidadão, foi possível percecionar a existência uma série de indícios que concorriam para um cenário simulado, repleto de incongruências factuais", sublinha a PSP.
"Perante o cenário incoerente do relato prestado e os indícios probatórios reunidos", o jovem "acabou por admitir que a sua narrativa estava falseada, visto ter perdido o telemóvel durante o festival".
A sua intenção "seria apresentar a denúncia por roubo, para efeitos de acionamento do respetivo seguro do telemóvel".
Assim, acabou por ser constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência, de acordo com a PSP.
A força de segurança destaca que é importante que os cidadãos tomem conhecimento de que estes atos de simulação de crime "são especialmente gravosos, porquanto, ao prestarem declarações falsas, simulando este tipo de crime, contribuem de forma errónea, para a percentagem do total deste tipo de criminalidade, gerando um sentimento de insegurança na população".
A PSP assegura que "continuará especialmente atenta a esta prática de simulação do crime de roubo, a qual, prejudica a segurança de toda a sociedade, garantindo o esforço para a mesma se mantenha, e levando perante a Justiça os seus autores, por forma a desincentivar a sua prática".
Leia Também: Lisboa. Detido após entrar no metro para "efetuar pichagem nos comboios"