"Levo 1 mala e trago 3". Português nos EUA cria museu do FC Porto em casa

Um emigrante português, apaixonado pelo FC Porto, fez da sua casa um pequeno museu, com uma coleção de milhares de artigos do clube azul e branco. Já terá gastado milhares de euros neste 'amor'.

emigrante, Porto, museuVídeo

© Reprodução Facebook Tadeu Silva

Carmen Guilherme
18/07/2025 12:25 ‧ há 5 horas por Carmen Guilherme

País

FC Porto

Um emigrante português, natural de Arcos de Valdevez, tem milhares de artigos do FC Porto em casa, naquela que é, talvez, a maior coleção dos 'dragões' nos Estados Unidos da América. 

 

A história de Tadeu Silva, de 58 anos, foi contada pelo jornal Luso-Americano. O homem, que vive nos Estados Unidos há quase 40 anos, é apaixonado pelo FC Porto e criou, em casa, em New Jersey, um pequeno museu dedicado ao clube português. 

Tem um coleção de milhares de artigos, que vão desde camisolas a... latas de sardinha. Há também cachecóis, chaveiros, bonés, chuteiras, relógios, perfumes, revistas, copos, bolas e até tábuas para cortar queijo. Tudo do FC Porto.

Ao Luso-Americano, o emigrante contou que tudo começou na escola primária, quando Tadeu se apercebeu de que todos os colegas eram adeptos de outros clubes. 

"Então pensei: 'vou ser diferente, vou ser do Porto'. Tinha cinco ou seis anos", disse.

E a ligação perdurou. Na primeira vez que viu o FC Porto jogar, em 1993, "as lágrimas" vieram-lhe aos olhos. Tadeu já estava emigrado, mas teve oportunidade de ver os 'azuis e brancos' no Estádio das Antas.

"Vieram-me as lágrimas aos olhos… A primeira vez que entrei naquele estádio. E com as saudades de quem vive fora, a emoção ainda é maior", lembrou.

Três anos depois, em 1996, um amigo ofereceu-lhe um porta-chaves com o símbolo do clube e foi assim que Tadeu decidiu "começar a colecionar". Atualmente, admite que a coleção "só não é maior" porque não tem "espaço para mais".  

"Compro muito no eBay e, quando vou a Portugal, levo uma mala e trago três cheias de coisas do Porto", confessou.

Os amigos e a esposa também oferecem muitos dos artigos deste pequeno museu.

Uma das peças mais simbólicas da coleção é uma camisola autografada pelo plantel, depois da conquista histórica da Liga Europa contra o Sporting de Braga, em 2011.

Em leilão, revelou, chegou a pagar 1. 100 dólares por uma camisola e admite que já terá investido cerca de 130 mil dólares, quase 112 mil euros nesta paixão.

"Não vendo a colecção por valor nenhum", aponta. 

Na verdade, tudo na casa deste portista parece azul e branco, e, recentemente, até teve a oportunidade de conhecer o atual presidente do FC Porto, André Villas-Boas, em New Jersey.

Pode ver um vídeo deste pequeno museu, partilhado pelo próprio nas redes sociais, na galeria acima.

Leia Também: 'EA Sports FC 25' lembra Diogo Jota com homenagem especial

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas