Bilhete em bíblia e namorado "cirurgião". As novidades do caso Francisca

Uma cidadã brasileira, de 44 anos, desapareceu quando ia despejar o lixo da casa onde vivia, no Tabuaço, distrito de Viseu, no dia 20 de junho. Mais de um mês depois, ainda não há notícias, mas começam a surgir alguns detalhes sobre o caso.

 Francisca Maria Santos

© Reprodução Redes Sociais

Carmen Guilherme
18/07/2025 16:57 ‧ há 5 horas por Carmen Guilherme

País

Viseu

Francisca dos Santos, brasileira que está desaparecida há quase um mês, no Tabuaço, distrito de Viseu, terá deixado um bilhete dentro de uma bíblia que estava na sua casa, no qual declarava o amor pelo então namorado, identificado como Luís. 

 

Esta informação foi confirmada pelo irmão de Francisca, Antônio Santos, em declarações ao programa 'Linha Aberta', da SIC. Segundo Antônio, que está em Portugal, a letra parece a da irmã. 

"Tenho um casamento com Luís Jesus, a quem amo muito e estou muito feliz e grata", dizia o bilhete, que estava no meio de uma bíblia. 

Também à SIC Notícias, Ismael Tomé, senhorio de Francisca, disse que havia ainda uma carta, na qual Francisca falava em "desilusão", havia uma aliança e vários bilhetes na casa com "desabafos", que lhe deram a sensação de que a brasileira se tinha zangado com o namorado. 

Este homem português, que é identificado como namorado de Francisca, terá denunciado o desaparecimento. O homem, na casa dos 50 anos, tinha-se apresentado à família como um médico cirurgião plástico, que trabalhava num hospital privado em Lisboa. A família de Francisca não tem a certeza de que esta informação seja verdadeira.

Embora falassem frequentemente com Luís, nunca o tinham visto nos apartamentos que dizia ter em Lisboa, mas já o tinham visto numa "quinta", rodeado por alguns "animais". 

Francisca, de 44 anos, desapareceu no dia 20 de junho e foi ele quem ligou à mãe da namorada a informá-la do sucedido. Num vídeo divulgado nas redes sociais, a mãe de Francisca contou que, antes de lhe dizer que a filha tinha desaparecido, o homem "fez uma pergunta", relacionada com um antigo namorado, chamado Paulo.

"'Fale a verdade para mim'. Aí, eu disse: 'não, ela já namorou'", disse a mulher, explicando este namoro antigo aconteceu em 2023. 

Depois de denunciar o desaparecimento à família, o homem terá estado em silêncio, pelo menos até começarem a sair algumas notícias sobre o sucedido - entretanto, enviou mensagens à mãe de Francisca dizendo que está do lado dos familiares e que não tem nada a ver o desaparecimento da namorada. 

Recorde-se que o caso está atualmente sob investigação da Polícia Judiciária (PJ), após ter sido inicialmente acompanhado pela Guarda Nacional Republicana (GNR), que realizou buscas durante alguns dias, mas sem sucesso.

De acordo com o canal Now, os inspetores da PJ já interrogaram várias pessoas, entre as quais o alegado namorado de Francisca.

O mesmo canal adianta que, depois de prestar depoimento à PJ, o homem saiu em liberdade. Porém, viu o telemóvel ser-lhe apreendido.

Luís não quis prestar declarações à comunicação social. 

Dívida de seis mil euros

Antônio Santos contou ainda que Luís lhe tinha emprestado seis mil euros. Francisca tinha pedido esse dinheiro ao namorado, depois de o irmão sofrer um acidente.

"A razão desse dinheiro foi que, no ano de 2024, eu sofri um acidente e a minha irmã e o Luís ficaram muito preocupados e se prontificaram a me ajudar. Se prontificaram a me enviar 6 mil euros", disse Antônio ao 'Linha Aberta', referindo que "insistiu que não era preciso", mas que o casal quis ceder o dinheiro. 

Entretanto, Antônio diz que a dívida foi saldada, já antes de a irmã desaparecer. 

"O dinheiro foi devolvido antes de tudo isto acontecer. Não há nada mais a devolver a ele. Está tudo certo", disse.

Irmão desfaz-se de alguns bens de Francisca

Entretanto, o irmão de Francisca começou a desfazer-se de alguns bens da mulher. Segundo Antônio Santos, o senhorio exigia "a libertação da casa em três dias". "Então, no período de ontem tivemos que fazer essa situação de libertar a casa para a entregar, como ele exigiu", explicou. 

Antônio pretende continuar em Portugal até ter um desfecho no caso da irmã.

A família tem procurado ajuda também junto das autoridades brasileiras, incluindo o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), o Consulado-Geral do Brasil, situado no Porto, e a Polícia Federal.

O Itamaraty confirmou ao site G1 que está a acompanhar o caso por meio do consulado, mantendo um contacto direto com os familiares da brasileira.

Apesar de todos os esforços para encontrar Francisca, a brasileira continua desaparecida. Se alguém tiver mais pormenores sobre o caso deve contactar as autoridades.

Francisca foi despejar o lixo e desapareceu (há 1 mês). Eis o que se sabe

Francisca foi despejar o lixo e desapareceu (há 1 mês). Eis o que se sabe

Uma cidadã brasileira, de 44 anos, desapareceu no dia 20 de junho, da casa onde vivia, no Tabuaço, distrito de Viseu, quando ia despejar o lixo. O mistério adensa-se, uma vez que já passou quase um mês e ainda não há notícias de Francisca.

Natacha Nunes Costa | 10:53 - 18/07/2025

Leia Também: Francisca foi despejar o lixo e desapareceu (há 1 mês). Eis o que se sabe

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas