Agente à paisana defende mãe e filhos em comboio e é atacado com tesoura

Um polícia, que estava à civil, ajudou uma mulher e os dois filhos menores e acabou a ser ameaçado com uma tesoura de grandes dimensões por um passageiro. Face ao sucedido, viria a imobilizar o suspeito. Ninguém ficou ferido.

polícia, comboio,

© Reprodução Rede X

Notícias ao Minuto
18/07/2025 14:13 ‧ há 7 horas por Notícias ao Minuto

País

Lisboa

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, no dia 18 de julho, um homem, de 26 anos, no interior da estação ferroviária de Sete Rios, freguesia de São Domingos de Benfica, por suspeita da prática do crime de ameaça com recurso a arma branca.

 

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP revela, num comunicado divulgado esta sexta-feira, que a ocorrência teve início no interior de um comboio, durante o trajeto entre o Pragal e Sete Rios.

Durante esta viagem, o suspeito adotou "comportamentos desordeiros e abusivos para com os restantes utentes da carruagem" e "provocou verbalmente uma passageira que se encontrava acompanhada por dois filhos menores, tendo encostado insistentemente uma mochila contra o seu corpo". 

A situação viria a ser presenciada por um polícia que seguia naquele comboio, a caminho do seu local de serviço. O agente estava, contudo, "trajado à civil".

Ao ver o sucedido, o polícia "interveio de forma preventiva, chamando à atenção o suspeito". Contudo, perante essa abordagem, o homem "retirou da mochila uma tesoura de grandes dimensões, que empunhou de forma ameaçadora na direção do polícia". 

"Face à iminência da agressão, e observando os princípios da legalidade, necessidade e proporcionalidade, o agente fez uso passivo da sua arma de fogo, imobilizando o suspeito no solo e cessando de imediato o perigo", informa a PSP.

A ação contou, de seguida, com o apoio de outros dois polícias que também se encontravam na composição, "permitindo a efetivação da detenção em segurança e sem feridos".

O homem foi transportado para uma esquadra da PSP, "onde foi formalizada a detenção e realizadas as diligências processuais adequadas". Foi, depois, notificado para comparecer em tribunal.

 Desconhece-se, para já, a medida de coação que lhe foi aplicada.

Note-se que, nas redes sociais, circula já um vídeo desta intervenção. A PSP esclarece, face a "desinformação entretanto divulgada em algumas plataformas digitais e redes sociais", que "não ocorreu qualquer confronto entre terceiros, não foram efetuados disparos de arma de fogo, e não se registaram vítimas ou feridos durante a ocorrência". 

"A intervenção policial foi individual, controlada e estritamente ajustada à ameaça concreta", sublinha a força de segurança, que "reafirma o seu compromisso com a segurança dos cidadãos, com o cumprimento da legalidade e com a prestação de informação fidedigna". 

Na mesma nota, a PSP reitera ainda um apelo à responsabilidade na partilha de conteúdos, "sublinhando os riscos que a desinformação representa para a confiança nas instituições públicas e para a perceção de segurança da comunidade". 

Leia Também: Preventiva para suspeito de violência doméstica contra a mãe em Faro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas