Prepare-se para a chuva. Sexta-feira traz ainda queda de temperatura

O dia será de muita nebulosidade no litoral Norte e Centro, com ocorrência de chuva fraca ou chuvisco. Espera-se vento forte na faixa costeira da região Sul e nas terras altas. Saiba com o que contar.

céu nublado, nublado, cinzento

© ShutterStock

Notícias ao Minuto com Lusa
18/07/2025 07:53 ‧ há 5 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

País

IPMA

A chuva está de regresso esta sexta-feira a Portugal continental, esperando-se também uma descida de temperatura, em especial da máxima, de acordo com a previsão do Instituo Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

 

Nas regiões Norte e Centro, o IPMA prevê "céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral, em especial a partir da tarde". 

Esperam-se "períodos de chuva fraca ou chuvisco a partir da manhã no litoral,
mais frequentes a partir do final da tarde" e o vento vai soprar "fraco a moderado (até 30 km/h) de oeste/noroeste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas a partir do final da tarde, por vezes com rajadas até 60 km/h".

Está prevista uma "pequena descida de temperatura, em especial da máxima e no interior". 

Já na região Sul, também é esperado "céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se pouco nublado ou limpo no Baixo Alentejo e Algarve".

O vento vai soprar "fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste, temporariamente sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde, e por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Espichel durante a tarde, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas, por vezes com rajadas até 60 km/h". 

Prevê-se  uma "descida da temperatura máxima, mais significativa na costa sul do Algarve".

As temperaturas mínimas vão oscilar 11 graus Celsius (na Guarda e em Viseu) e os 20 (em Faro) e as máximas entre os 22 (no Porto e em Viana do Castelo) e os 32 (em Faro).

A previsão para o fim de semana, note-se, é semelhante. Tanto sábado como domingo são esperados períodos de céu nublado e de chuva, sobretudo no Norte e Centro. Além disso, as temperaturas deverão continuar a descer. 

Mais de 50 concelhos de nove distritos em perigo máximo de incêndio

Apesar da descida de temperaturas, esta sexta-feira, mais de 50 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Portalegre e Faro estão em perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA. 

Há ainda vários concelhos do interior norte e centro e Algarve que apresentam perigo muito elevado de incêndio rural.

De acordo com os cálculos do instituto, o perigo de incêndio rural vai manter-se elevado pelo menos até segunda-feira em alguns distritos.

Este perigo, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Mais de 50 concelhos de nove distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos de nove distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Portalegre e Faro estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Lusa | 06:58 - 18/07/2025

Leia Também: Mais de 50 concelhos de nove distritos em perigo máximo de incêndio

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas