Hospital contratou empresa privada de diretor de serviço? OM quer saber

A Ordem dos Médicos pediu hoje esclarecimentos à Unidade Local de Saúde de Braga sobre um diretor de serviço proprietário de uma empresa que fez contratos com a unidade hospitalar e que terá acumulado funções de coordenação no privado.

Hospital de Braga

© Hospital de Braga

Lusa
18/07/2025 12:00 ‧ há 5 horas por Lusa

País

Ordem dos Médicos

Numa resposta enviada à Lusa, a Ordem dos Médicos diz que enviou hoje de manhã à Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga um ofício a solicitar esclarecimentos sobre o caso, noticiado na quinta-feira à noite pela TVI/CNN Portugal, que envolve o diretor do serviço de oftalmologia, que, segundo este órgão de comunicação, acabou por se demitir.

 

A TVI/CNN noticiou que o Hospital de Braga contrata há vários anos milhões de euros em serviços médicos de oftalmologia a uma empresa privada que é do próprio diretor de serviço e que, desde 2019, data em que a unidade de saúde passou da Parceria Público Privada para as mãos do Estado, terão sido feitos contratos de valor superior a 27 milhões de euros.

Em três ajustes diretor feitos em 2024 e 2025 terão sido pagos mais de nove milhões de euros para consultas, cirurgias e injeções, entre outros, à empresa do diretor de serviço de oftalmologia - a Iberoftal.

Segundo a TVI, o mesmo profissional de saúde é igualmente coordenador de Oftalmologia no Instituto CUF Porto e no Hospital CUF Porto, contrariando o que está previsto na lei para os médicos que exercem direções de serviço no Serviço Nacional de Saúde.

Depois de a CNN Portugal contactar o hospital, o médico demitiu-se.

Leia Também: Novo sistema vai impedir que médicos "escolham as cirurgias adicionais"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas