Francisca foi despejar o lixo e desapareceu (há 1 mês). Eis o que se sabe

Uma cidadã brasileira, de 44 anos, desapareceu no dia 20 de junho, da casa onde vivia, no Tabuaço, distrito de Viseu, quando ia despejar o lixo. O mistério adensa-se, uma vez que já passou quase um mês e ainda não há notícias de Francisca.

Francisca Maria Souza dos Santos

© Reprodução Redes Sociais

Natacha Nunes Costa
18/07/2025 10:53 ‧ há 6 horas por Natacha Nunes Costa

País

Desaparecida

Maria Francisca dos Santos, de 44 anos, está desaparecida há quase um mês, no Tabuaço, distrito de Viseu. O mistério em torno do seu desaparecimento adensa-se com o passar dos dias e com as novas informações que, entretanto, surgiram. Os vizinhos temem o pior.

 

A mulher, de nacionalidade brasileira, que vivia há cerca de quatro anos em Portugal, terá desaparecido na noite do dia 20 de junho.

Nesse dia, como já tinha contado o Notícias ao Minuto, terá sido vista, de pijama, a sair de casa para deitar fora o lixo doméstico, pelas 22h. E nunca mais voltou.

As luzes de casa ficaram acesas e os documentos em casa. Francisca só levou consigo o telemóvel cuja última localização foi registada perto do lixo, como explicou o irmão, Antônio Santos, ao site brasileiro G1.

O desaparecimento foi denunciado às autoridades no dia seguinte pelo namorado de Francisca, identificado como Luís e pelo patrão, que achou estranhou o facto da funcionária não ter comparecido ao trabalho. Há, no entanto, relatos que indicam que Francisca e Luís, que não será da região, já não seriam um casal.

Namorado ouvido pela PJ

O caso está atualmente sob investigação da Polícia Judiciária (PJ), após ter sido inicialmente acompanhado pela Guarda Nacional Republicana (GNR), que realizou buscas durante alguns dias, mas sem sucesso.

De acordo com o canal Now, os inspetores da PJ já interrogaram várias pessoas, entre as quais o alegado namorado de Francisca.

O mesmo canal adianta que, depois de prestar depoimento à PJ, o homem saiu em liberdade. Porém, viu o telemóvel ser-lhe apreendido.

Entretanto, esta sexta-feira, 18 de julho, o Correio da Manhã noticia que vizinhos viram um "trio suspeito à porta da casa" de Francisca, no dia do seu desaparecimento e pela hora que o seu telemóvel deixou de dar sinal.

Para já sabe-se apenas que são dois homens e uma mulher.

Os vizinhos temem o pior

Entretanto, em entrevista à SIC Notícias, vizinhos da imigrante brasileira mostram-se muito preocupados com o desaparecimento.. Não acreditam que esta tenha desaparecido por vontade própria, até porque tinha planos de vida por Portugal.

Ao que se sabe, Francisca tinha obtido autorização de residência recentemente, trabalhava no restaurante local Tábua D’Aço, preparava-se para tirar carta de condução e planeava viajar nos próximos meses para o estado do Maranhão, no Brasil, de onde é natural, para visitar a família.

Brasileira desaparecida em Portugal há mais de 20 dias. PJ investiga

Brasileira desaparecida em Portugal há mais de 20 dias. PJ investiga

Francisca Maria Santos não é vista desde o dia 20 de junho. A mulher, natural do estado do Maranhão, no Brasil, desapareceu em Tabuaço, Viseu, onde trabalhava num restaurante.

Notícias ao Minuto | 11:49 - 12/07/2025

Irmão chegou a Portugal e já se desfez de alguns bens de Francisca

Entretanto, o irmão de Francisca, Antônio Santos já chegou a Portugal e começou a desfazer-se de alguns bens de Francisca, o que deixou os vizinhos desconfiados.

À SIC Antônio Sousa recusa qualquer ligação entre o desaparecimento e uma dívida, entretanto paga e sublinha que se trata de um momento de "angústia".

"Nós estamos neste momento de angústia, esperando a qualquer momento um desfecho, uma informação que possa acalentar o nosso coração", começou por dizer, contando que está em Portugal para conseguir mais informações sobre o caso.

Sobre o alegado namorado de Francisca, o irmão da brasileira desaparecida revelou que ele tem enviado "áudios" para a mãe, mas que tentou entrar em contacto, através de mensagem, e que não recebeu "nenhuma mensagem".

Apesar disso, Antônio garante que ninguém lhe aponta o dedo a dizer que é o culpado desta situação.

Sobre a venda e doação de alguns bens de Francisca, o irmão da mulher desaparecida disse que o senhorio "informou que exigia a libertação da casa em três dias". "Então, no período de ontem tivemos que fazer essa situação de libertar a casa para a entregar, como ele exigiu", explicou ainda.

Numa terra pequena como Tabuaço, realça a SIC, são vários os rumores. Falam de uma dívida de 6 mil euros, que Francisca tinha pedido emprestado, que Antônio confirma mas garante que foi "resolvido", foi "pago ao Luís".

"Eu acredito que não tem nada a ver com o desaparecimento dela", rematou.

Antônio pretende continuar em Portugal até ter algum desfecho no caso da irmã.

A família tem procurado ajuda também junto das autoridades brasileiras, incluindo o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), o Consulado-Geral do Brasil, situado no Porto, e a Polícia Federal.

O Itamaraty confirmou ao site G1 que está a acompanhar o caso por meio do consulado, mantendo um contacto direto com os familiares da brasileira.

Apesar de todos os esforços para encontrar Francisca, a brasileira continua desaparecida. Família, amigos e conhecidos têm feito vários apelos nas redes sociais. Se alguém tiver mais pormenores sobre o caso deve contactar as autoridades.

Leia Também: Brasileira desaparecida em Portugal há mais de 20 dias. PJ investiga

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas