A Polícia de Segurança Pública deteve um homem e uma mulher, de 24 e 23 anos, no passado dia 16 de julho, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, por tráfico de estupefacientes, foi esta sexta-feira anunciado.
Segundo o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, em causa esteve um intervenção no controlo de fronteira. Os suspeitos, "supostamente um casal", chegaram do Brasil e "foram intercetados por necessidade de confirmar as condições de estada exigidas na lei para o período de permanência no Espaço Schengen".
Perante os indícios, os jovens "foram encaminhados para a segunda linha de controlo, onde foi realizado um procedimento mais detalhado sobre as condições da entrada dos mesmos no espaço europeu".
Durante esse procedimento, "acabaram por admitir que ambos continham produto potencial de ser estupefaciente".
Após uma revista sumária, os agentes da Divisão de Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço da PSP constataram que o casal trazia na bagagem "diversos pacotes contendo substância suspeita de ser produto estupefaciente".
O produto suspeito foi apreendido e sujeito a análise, "tendo resultado na identificação de cocaína com um peso total de 8.973,17 gramas - 2.193,53 gramas na posse do homem e 6.779,64 gramas na posse da mulher. O total era equivalente a 44.865,85 doses individuais.
Os detidos foram presentes à autoridade judiciária para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido decretada a medida de coação de prisão preventiva.
PJ faz 4 detenções e apreende 100 quilos de cocaína no aeroporto do Porto
Recorde-se que, ainda ontem, a Polícia Judiciária (PJ) tinha anunciado a detenção de quatro pessoas, no Aeroporto do Porto, no âmbito de uma operação de combate ao tráfico de droga, na qual foram apreendidos 100 quilos de cocaína que se encontravam em malas provenientes do Brasil.
Em comunicado, a PJ referiu que as detenções ocorreram na quarta-feira, no mesmo dia em que foi detido o alegado casal em Lisboa, com a colaboração da Divisão Aeroportuária da PSP e da Autoridade Tributária e Aduaneira.
Os suspeitos, que têm idades entre os 27 e os 60 anos, residem no Porto e em Matosinhos. Foram abordados por inspetores da PJ quando se preparavam para abandonar a zona portuária na posse de quatro malas de viagem, onde se encontrava a cocaína que acabou apreendida.
"A droga, com elevado grau de pureza, foi transportada a partir de um voo proveniente de São Paulo, no Brasil, tendo sido recolhida pelos suspeitos nos tapetes de entrega de bagagens", acrescentou a PJ na mesma nota.
Segundo a autoridade, existem fortes indícios de que a droga se destinava a abastecer os mercados ilegais nos principais bairros sociais da cidade do Porto.
Leia Também: PJ deteta 200 kg de cocaína escondidos em areia para gatos. Há 2 detidos