De acordo com um comunicado da Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal, o National Guard Bureau [Escritório da Guarda Nacional] e o Departamento de Defesa dos EUA anunciaram a criação de um Programa de Parceria Estadual (SPP) entre a Guarda Nacional de Illinois e as Forças Armadas Portuguesas.
Entre as potenciais áreas de cooperação entre Portugal e a Guarda Nacional de Illinois está a melhoria de "capacidades mútuas de cibersegurança para enfrentar ameaças nacionais e regionais e aumentar a coordenação interagências" ou o apoio à "resposta a crises" e a preparação para desastres.
No âmbito desta parceria, está incluído o desenvolvimento de "capacidades operacionais espaciais", o aproveitamento de "forças complementares em agricultura, infraestrutura e a academia" bem como a condução de "iniciativas conjuntas de investigação ambiental em gestão de solos e uso de água".
"Os Estados Unidos e Portugal, ambos membros fundadores da NATO, têm uma forte relação de segurança existente e partilham um compromisso inabalável com a segurança global, enraizado em décadas de parceria e implantações globais partilhadas. A localização estratégica de Portugal e as suas contribuições para as missões da NATO tornaram o país num elemento crucial na salvaguarda da segurança transatlântica", é destacado no comunicado.
O texto cita declarações do Governador de Illinois, JB Pritzker, que considerou que "Illinois é a escolha clara para esta nova parceria com Portugal". Neste estado norte-americano, destaca-se no comunicado, vivem aproximadamente 12.000 luso-americanos, "incluindo mais de 13% da população de Sammons Point no Condado de Kankakee".
"A nossa cooperação com os Estados Unidos é de longa data, credível e forte. Estamos muito honrados em estabelecer esta parceria entre a Guarda Nacional de Illinois e as Forças Armadas Portuguesas. Estamos comprometidos em aprofundar ainda mais a nossa relação duradoura", lê-se no comunicado, que cita o Ministério da Defesa de Portugal.
Portugal e Estados Unidos da América estão entre os países fundadores da NATO que em 04 de abril de 1949 assinaram, em Washington, o Tratado do Atlântico Norte.
Os restantes países fundadores são Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Países Baixos, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega e Reino Unido.
Leia Também: Rússia diz que há mercenários do Brasil e da Colômbia a lutar por Kyiv