A Polícia Judiciária (PJ) realizou, durante a manhã desta quarta-feira, buscas domiciliárias num terreno do namorado da mulher brasileira desaparecida em Tabuaço, no distrito de Viseu.
Segundo revelou a SIC Notícias, as buscas foram levadas a cabo por cinco inspetores da PJ e tiveram como alvo um terreno onde Luís Jesus tem animais e costuma frequentar, no Catujal, concelho de Loures
O homem já foi ouvido pela autoridade duas vezes.
Maria Francisca dos Santos, de 44 anos, está desaparecida há um mês e meio. Segundo os vizinhos, a mulher foi vista pela última vez a despejar o lixo, na noite de 20 de junho.
O irmão, António Santos, explicou ao site brasileiro G1 que Maria Francisca deixou as luzes da habitação acesas e não levou quaisquer documentos. Consigo tinha apenas o telemóvel, cuja última localização foi registada perto do caixote do lixo.
O desaparecimento foi denunciado às autoridades no dia seguinte por Luís Jesus e pelo patrão, que achou estranhou o facto de a funcionária não ter comparecido ao trabalho.
Luís e Maria Francisca, que vive em Portugal há quatro anos e já tinha obtido autorização de residência, ter-se-ão conhecido na aplicação de encontros Badoo, muito usada pela comunidade brasileira.
Soube-se depois que a relação entre Luís Jesus e Maria Francisca foi pautada por mentiras. Segundo avançou o Correio da Manhã, a 23 de julho, o homem não só vive com uma mulher há mais de 15 anos, como não é médico-cirurgião na CUF de Lisboa, ao contrário do que sempre tinha dito à imigrante brasileira. O português trabalha como cantoneiro no concelho de Loures e é sapador florestal na mesma autarquia.
Além das mentiras, há outros detalhes que adensam o ministério à volta do desaparecimento. O cartão da conta bancária onde a imigrante recebia o ordenado desapareceu e foram apagados vários ficheiros, incluindo e-mails, do seu computador.
Há ainda um bilhete, deixado na bíblia, e uma carta suspeita. "Tenho um casamento com Luís Jesus, a quem amo muito e estou muito feliz e grata", lia-se na nota escrita, alegadamente, por Maria Francisca e encontrada na bíblia pelo irmão na casa onde morava.
Já Ismael Tomé, o senhorio da desaparecida, revelou, em entrevista à SIC Notícias, que encontraram na mesma residência uma carta, na qual Francisca falava em "desilusão". Junto a ela estava também uma aliança. Sinais que deram ao arrendatário a sensação de que a brasileira se tinha zangado com o namorado.
Entretanto, em entrevista ao programa Linha Aberta, da SIC, o irmão de Francisca levantou ainda mais suspeitas do envolvimento de Luís Jesus no desaparecimento da cozinheira.
"Há denúncias de vizinhos, de pessoas que já tiveram relações com ele, que foram enganadas. Façam buscas no terreno dele. Existe um porão dentro dessa casa [do namorado de Francisca]", assegurou.
A António terá chegado mesmo uma denúncia de que Luís Jesus já tinha, inclusive, mantido a irmã "em cárcere privado, dentro desse porão".
O irmão de Francisca criticou ainda a atuação das autoridades portuguesas, inclusive da Polícia Judiciária (PJ). "Ninguém me chamou para me interrogar, nem sei se essa investigação está a realmente a ser feita, não temos provas de que o desaparecimento está sequer a ser investigado", atirou.
Leia Também: Namorado de desaparecida em Tabuaço vive com outra mulher e não é médico