Cidadãos devem evitar deslocações à serra da Lousã para alimentar veados

A Câmara da Lousã alertou hoje os cidadãos para evitarem deslocações individuais à serra para alimentar veados e corços afetados pelo incêndio, e garantiu que está a ser definida uma estratégia de alimentação para estes animais.

Incêndios, Fogos, Portugal, Bombeiros,

© REUTERS/Violeta Santos

Lusa
21/08/2025 14:35 ‧ há 2 horas por Lusa

País

Incêndios

A Câmara da Lousã afirmou hoje que "não é aconselhável que os cidadãos se desloquem individualmente à serra com o intuito de alimentar os animais", considerando que esta prática "representa riscos ambientais e pode colocar em perigo a segurança dos visitantes, devido à instabilidade do terreno após os incêndios".

 

Ao mesmo tempo, aquele município do distrito de Coimbra disse que está em curso a definição de uma estratégia de alimentação de veados e corços, feito pela Agência para o Desenvolvimento da Serra da Lousã, em parceria com a Câmara Municipal.

Aquela agência está "a realizar um levantamento das áreas onde se registam populações de veados e outros ungulados silvestres".

Ao mesmo tempo, está a ser definida uma estratégia de alimentação suplementar sustentável, a aplicar em zonas específicas da serra, acrescentou a autarquia.

O trabalho, feito em parceria com diversas instituições, pretende reduzir possíveis impactos em zonas habitadas, promover a dispersão natural dos animais para áreas não afetas e assegurar a sustentabilidade ecológica das populações.

A Serra da Lousã foi afetada por um grande incêndio, que deflagrou há uma semana, onde terão ardido 3.500 hectares.

Leia Também: Autarca da Covilhã diz que o pior "já terá passado" após momento caótico

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas