De acordo com informação divulgada pela IL, PS, PCP, BE, PAN e JPP não irão marcar presença no encerramento da reunião magna liberal, que está a decorrer em Alcobaça, apesar de o partido referir que convidou todas as forças políticas com representação parlamentar.
Em representação do Governo, vai estar o ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, e, do PSD, os deputados João Antunes dos Santos e Célia Freira, além de Paulo Mateus e José Mendes, da distrital de Alcobaça.
O Chega far-se-á representar pelo seu secretário-geral e deputado, Rui Paulo Sousa, enquanto, do CDS-PP, estará o vice-presidente Telmo Correia, Sofia Cardoso, dirigente da distrital de Leiria, e Nelson Plácido, da comissão política de Alcobaça.
Entre os partidos de esquerda, só o Livre irá estar presente no encerramento da X Convenção Nacional da IL, e será representado pelos dirigentes Filipe Honório e Isabel Faria.
A Iniciativa Liberal realiza hoje a sua X Convenção Nacional com 985 militantes inscritos que deverão eleger Mariana Leitão como próxima líder do partido, sucedendo a Rui Rocha, que ocupava o cargo desde 2023.
A convenção começou por volta das 10h30, em Alcobaça (Leiria) e está previsto que termine por volta das 21h00, com um discurso da nova líder da IL.
Candidata única à liderança, Mariana Leitão deverá ser eleita como presidente da IL, tornando-se na quinta líder do partido e na primeira mulher a ocupar o cargo, sucedendo a Rui Rocha, que se demitiu em 31 de maio, por considerar que o resultado nas eleições legislativas tinha sido insuficiente.
Leia Também: Mariana Leitão quer combater Chega, o "novo socialismo à Direita"