A OpenAI anunciou esta quinta-feira, dia 17 de julho, o ChatGPT Agent, uma nova ferramenta que a empresa quer posicionar como um assistente capaz de desempenhar tarefas de forma autónoma no seu computador.
Os responsáveis pelo desenvolvimento do ChatGPT Agent contaram ao site The Verge que a OpenAI desenvolveu um modelo de Inteligência Artificial especificamente para este produto, notando que o agente é capaz de verificar o calendário do utilizador, planear e comprar ingredientes para fazer uma refeição e também analisar o desempenho de empresas concorrentes.
A OpenAI também contou que, para criar o ChatGPT Agent, combinaram-se as funcionalidades Operator e Deep Research - permitindo assim criar uma nova evolução da ferramenta capaz de tarefas mais avançadas. De forma a manter o utilizador informado sobre o processo de raciocínio, o ChatGPT Agent deixará um registo da navegação e também a lógica usada para as decisões que tomou, permitindo assim compreender melhor o resultado final.
A empresa responsável pelo ChatgPT notou ainda que o Agent foi treinado para identificar sites suspeitos ou maliciosos, procurando assim impedir que a ferramenta seja manipulada e partilhe credenciais ou informações privadas. O objetivo é também impedir que o ChatGPT Agent compre produtos falsos.
A OpenAI indica que o ChatGPT Agent já se encontra disponível para os utilizadores da versão Pro, indicando que os membros do Plus e do Team terão acesso a esta ferramenta “muito em breve”.
Há também que dizer que os utilizadores do Pro estarão limitados a 400 pesquisas por mês, enquanto os utilizadores do Plus e do Team terão apenas 40 pesquisas por mês.
Pode ver abaixo a apresentação completa da OpenAI sobre o ChatGPT Agent.
Leia Também: ChatGPT aconselha mulheres a pedirem salário menor do que o dos homens