A Tesla já atingiu os três milhões de vendas do Model 3. Depois do sucesso do sedã Model S, a marca optou por um crossover SUV assente na mesma plataforma, enquanto o Model 3 é um sedã desportivo que se juntou-se há cerca de oito anos - em 2017.
O marco foi revelado por Grace Tao, vice-presidente da Tesla para a China, na rede social Weibo, citada pelo TeslaRati: "O Model 3 tornou-se a escolha de mais de três milhões de clientes em todo o mundo, e ganhou como campeão sete anos consecutivos as vendas globais de sedã elétrico puro".
O Tesla Model 3 foi importante para a história da empresa de Elon Musk, tendo em conta a sua qualidade e o preço razoável que lhe foi estabelecido - quando ainda se davam os primeiros passos na mobilidade elétrica.
O Tesla Model 3 atual
Hoje em dia, o modelo continua a estar em produção. Tanto pode ter tração dianteira, traseira ou integral Long Range. As baterias atuais têm capacidades de 57,5 kW, 79 kW ou 82 kW consoante a variante.
Em Portugal, está à venda com autonomia de até 702 km (ciclo WLTP, variante tração traseira Long Range com jantes de 18 polegadas), recarregando para 282 km adicionais em 15 minutos. O motor é duplo no caso da versão de tração integral, enquanto as versões com tração num eixo têm motor único.
Esta mais recente atualização remonta a 2023, tendo sido a Gigafactory Shanghai em Xangai (China) a iniciar a produção. Representou melhorias ao nível aerodinâmico, incluindo ao nível das rodas e do difusor traseiro - onde as luzes foram redesenhadas.
Por dentro, há um ecrã tátil de 15,4 polegadas em posição central, assim como um de oito polegadas para os passageiros traseiros, carregador sem fios para dois telemóveis e bancos ventilados.
O sistema Autopilot permite ao próprio Tesla Model 3 efetuar as operações de direção, aceleração e travagem de forma automática na faixa em que circula, embora requeira a supervisão ativa do condutor. Destaque, ainda, para a possibilidade de definir previamente o clima do habitáculo e planear uma rota com paragens de carregamento - tudo remotamente.
Leia Também: Tesla Model Y terá seis lugares (mas só na China)