O Sporting encerrou, esta segunda-feira, o estágio de pré-temporada, em Lagos, com uma vitória, por 1-0, frente aos ingleses do Sunderland, em jogo de preparação disputado no Estádio do Algarve.
Rui Borges, técnico dos leões, continua a apostar na mudança do sistema tático, entre o 4x4x2 e o 4x2x3x1, mas é notória a falta de rotinas.
O único golo do encontro foi apontado por Francisco Trincão, aos 11', elemento em destaque ao longo do encontro, assim como Conrad Harder, que mantém-se fiel ao que demonstrou na época passada.
Esta foi a primeira e única vitória dos bicampeões nacionais em terras algarvias, após os empates com Portimonense (0-0) e Farense (1-1), ambos à porta fechada, e derrota (0-2) com o Celtic, no Estádio do Algarve.
Filme do jogo
Em relação ao último jogo aberto ao público, frente ao Celtic, Rui Borges fez cinco mudanças no onze inicial, com Conrad Harder a render Rodrigo Ribeiro na frente de ataque.
O avançado dinamarquês esteve envolvido no golo inaugural da partida. Ao minuto 11, o defesa-central Zeno Debast, também ele novidade, isolou o camisola 19 na profundidade. Este tirou o guarda-redes do caminho e cruzou atrasado para o encosto fácil de Trincão, novamente, com liberdade de movimentos pela zona interior.
O Sporting foi variando entre o 4x4x2, em processo defensivo, e o 4x2x3x1, em processo ofensivo. Foi notório as dificuldades físicas dos bicampeões nacionais em acompanhar o adversário, que evidenciou maior rotinas trabalhadas. Aos 21', Mayenda ameaçou o empate, mas o remate saiu ao lado do poste direito. Pouco depois, aos 31', Talbi atirou rasteiro para defesa atenta de Rui Silva.
A primeira parte não chegou ao fim sem novo sinal de perigo dos ingleses. Aos 40', Habib Diarra aproveitou o enorme espaço concedido por Matheus Reis e rematou para mais uma defesa atenta do seguro Rui Silva, que protestou com a apatia dos colegas de equipa.
No regresso dos balneários, o Sporting manteve a mesma equipa- de regresso ao 3x4x3-, ao contrário do Sunderland, no qual o guarda-redes Nna Noukeu foi o único a permanecer em campo. As perdas de bola do coletivo leonino foram uma constante, algo que poderá ser explicado, uma vez mais, pelo desgaste físico nesta fase embrionária da temporada, que ainda não arrancou.
Com dificuldades para criar jogadas de perigo, valeu à equipa portuguesa o lado individual. Aos 64', Trincão quase apontou o bis, através de um remate colocado, que passou perto do ângulo superior direito da baliza.
Na reta final do encontro, Rui Borges fez entrar Rayan Lucas e Diogo Travassos para os lugares de Morita, claramente à procura de regressar à sua melhor forma, e Eduardo Quaresma, adaptado à função de lateral-direito, respetivamente.
Em tempo de compensação, foi a vez de David Moreira render Matheus Reis. Os corredores laterais do Sporting foram a nota menos positiva da partida. Tanto Matheus Reis como Eduardo Quaresma não deram a profundidade necessária.
O Sporting regressa, esta terça-feira, a Lisboa focado já no jogo com o Villarreal para a 13.ª edição do Cinco Violinos, que terá lugar, na sexta-feira, no Estádio Nacional, em Oeiras. Recorde-se que o recinto José de Alvalade está em obras, em torno do fosso.
Leia Também: Harder e Trincão em destaque no golo do Sporting frente ao Sunderland