O Fortaleza saiu, na madrugada de sábado para domingo, goleado do embate com o Botafogo, em pleno Estádio Governador Plácido Aderaldo Castelo (mais conhecido por Castelão), por 0-5, numa partida que ficou marcada pelo reencontro entre Renato Paiva e a equipa que orientou entre fevereiro e junho de 2025.
A situação do treinador português começou a 'dar para o torto' logo ao... sexto minuto, entrou com tudo sobre Danilo, acertando-lhe com os pitons na canela esquerda, tendo o árbitro brasileiro Anderson Daronco exibido o cartão vermelho direto, pelo que os homens da casa se viram obrigados a jogar quase todo o jogo reduzidos a dez unidades.
O emblema carioca não se fez de rogado, e, apenas oito minutos depois, desfez o nulo, por intermédio de Marçal, jogador que, em Portugal, representou Torreense, Nacional e Benfica (clube pelo qual acabou por não disputar um único jogo oficial, somando empréstimos consecutivos a Gaziantepsor e Guingamp), e que acabaria por dilatar a vantagem, logo no arranque do segundo tempo.
Arthur Cabral, avançado também ele com passado no clube da Luz, fez o gosto ao pé, aos 45+5 minutos, tendo os restantes golos contado com as assinaturas de David Ricardo e Matheus Martins, aos 53 e 90+3 minutos. Destaque, ainda, para a exibição do capitão, Alex Telles, ex-lateral-esquerdo do FC Porto, que contribuiu para este desfecho com duas assistências.
Feitas as contas, com este resultado, o Botafogo passou a somar 29 pontos e ascendeu à quinta posição do principal escalão do futebol brasileiro, deixando para trás o Mirassol, que, logo na abertura da 19.ª jornada, saiu derrotado da visita ao Flamengo, por 2-1, permanecendo, assim, com 28 pontos, tantos quanto o São Paulo (que, por seu lado, recebeu e bateu o Vitória, por 2-0).
O Fortaleza, por seu lado, contabiliza apenas 15 pontos, pelo que partilha, com o Vasco da Gama (equipa que tem, no entanto, menos dois jogos disputados) a 17.ª posição do Brasileirão, imediatamente abaixo da 'linha de água'. Neste momento, a 'salvação' está a três pontos de distância, aquilo que separa ambos do Vitória (que leva mais um encontro realizado).
Palavra a Abel, Nuno Moreira e Leonardo Jardim
Ainda este domingo, vão a jogo três formações com representação portuguesa. As primeiras serão o Palmeiras, de Abel Ferreira, e o Vasco da Gama, de Nuno Moreira, que irão receber, respetivamente, o Ceará e o Atlético de Mineiro, pelas 20h00 (hora de Portugal Continental). Um jogo particularmente importante para o Verdão, que, a meio da semana, saiu derrotado do dérbi paulista com o Corinthians, por 0-2, e foi eliminado dos oitavos de final da Taça do Rei.
Mais tarde, pelas 22h30, o Cruzeiro, conjunto orientado pelo treinador luso Leonardo Jardim, irá medir forças com o Santos, de Neymar e companhia, no Estádio Governador Magalhães Pinto (o famoso Mineirão), sabendo de antemão que está obrigado a vencer para continuar 'colado' ao Flamengo (que tem, no entanto, uma partida em atraso) na liderança da tabela.
Para as 00h30 de segunda-feira, está agendado o Grémio-Sport, ao passo que o encerramento da ronda terá lugar pelas 00h00 de terça-feira, com o Juventude-Corinthians.
Leia Também: Presidente do Palmeiras sai em defesa de Abel e atira: "Só falta assinar"