Se acredita que este jogo foi complicado para o Benfica devido a antijogo por parte do Estrela da Amadora, desengane-se. Os estrelistas poderiam mesmo ter saído desta partida com um ponto (ou até três) numa 'aula de eficácia por parte dos encarnados, que só chegaram ao golo através de uma grande penalidade de Vangelis Pavlidis.
A aposta no mesmo onze de Bruno Lage revelou-se algo metódica para uma equipa de José Faria que entrou com o pé no acelerador de modo a causar calafrios à baliza de Trubin, que teve de se esforçar em várias ocasiões para manter as suas redes invioladas em 2025/26, no que a jogos oficiais diz respeito.
Ao longo do jogo, as escolhas feitas pelo treinador das águias para mudar o rumo do jogo e dominar as várias vertentes táticas não tiveram o efeito desejado, com nenhuma peça do puzzle do Benfica a mostrar rasgos de genialidade.
Schjelderup esteve meio-apagado, entrou Prestianni que não esteve melhor. Ivanovic foi mais um, Henrique Araújo bem tentou mexer com o jogo, mas sem sucesso. Tudo o que Lage tentou não resultou, pelo que a afirmação de que o Benfica vestiu o "fato macaco para vencer" resume bem o que foi a partida.
O Estrela acabou por pecar na finalização e irá ter pesadelos com as oportunidades falhadas, uma vez que poderia ter saído com outro sabor desta noite de sábado na Reboleira, pelo que o futuro poderá trazer o cumprimento de objetivos ao longo da temporada, com boas indicações para atingir a manutenção (pelo menos).
Com este resultado o Benfica estreia-se a vencer no campeonato português, continuando a série de vitórias em jogos oficiais, que foi agora aumentada para quatro, depois da vitória na Supertaça e nas duas mãos da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, frente aos franceses do Nice.
O próximo compromisso do Estrela da Amadora será na terceira jornada da I Liga, com o conjunto da Reboleira a voltar a jogar em casa, no emblemático Estádio José Gomes, ao receber o Alverca, pelas 20h15 da próxima segunda-feira, dia 25 de agosto.
Já o Benfica tem a discussão na Europa frente ao Fenerbahçe, num jogo na quarta-feira em Istambul, na Turquia, a contar para a primeira mão do playoff de acesso à fase de liga única da Liga dos Campeões, naquela que é a última 'barreira' para chegar à fase onde o Sporting já se encontra na prova milionária.
Vamos às notas desta partida:
Figura
Vangelis Pavlidis acaba por arrecadar a referência de figura deste jogo por ter marcado o golo que acabou por resolver a partida entre o Estrela da Amadora e o Benfica.
Surpresa
Jovane Cabral foi a cara da 'batalha' do conjunto da Reboleira. O antigo jogador do Sporting comandou a equipa de José Faria enquanto capitão e nos movimentos de ataque, que por falta de eficácia acabaram por não ser concretizadas em golo.
Desilusão
O Benfica voltou a precisar de um meio campo combativo face a um relvado um pouco degradado e Richard Ríos voltou a não comparecer ao melhor nível. Muitas bolas perdidas, pouca eficácia no passe e um remate que, embora potente, não causou problemas a Renan Ribeiro. Falta alguma consistência ao seu jogo.
Treinadores
Bruno Lage
O técnico português manteve as apostas para o onze inicial para o primeiro encontro na I Liga e acabou por ter alguma sorte no desfecho do encontro. As individualidades e o coletivo não estavam a todo o gás e caso não existisse a grande penalidade, poderia ter escorregado no primeiro joga para a I Liga.
Luis Silva / José Faria
A equipa técnica do Estrela não teve problemas em entrar no jogo frente ao Benfica para criar dificuldades ao conjunto de Bruno Lage, mas não da forma que se poderia esperar. O Estrela foi para a frente e jogou olhos nos olhos com um dos candidatos ao título, podendo com um pouco mais de eficácia ter estragado a estreia dos visitantes no campeonato.
Arbitragem
Hélder Carvalho não teve muito trabalho apesar de um jogo bastante físico por parte das duas equipas. A grande penalidade, que acaba por decidir a partida, é bem assinalada, visto que há um puxão claro por parte de Chernev a Ivanovic, pelo que a nota é positiva para o árbitro da Associação de Futebol de Santarém.
Leia Também: Pavlidis teve 'Estrela' e salvou Bruno Lage na estreia do Benfica na Liga
Leia Também: Bruno Lage admite dificuldades: "Vestimos o fato macaco. Aqui é ganhar"
Leia Também: "É um resultado injusto. Controlámos o jogo do Benfica..."