O Toluca voltou, na madrugada de sábado para domingo, a marcar passo na corrida tendo em vista a revalidação do título de campeão mexicano, uma vez que não conseguiu ir além de um empate a uma bola perante o Pumas, em pleno Estádio Nemesio Díez.
Os Diablos Rojos assinaram uma entrada 'para esquecer', de tal maneira que, ao cabo de 12 minutos, já se viam em desvantagem, na sequência de um remate certeiro de Jorge Ruvalcaba, a passe de Rubén Duarte, que não deu hipóteses de defesa a Luis Garcia. A resposta acabaria por surgir apenas no segundo tempo.
Aos 67 minutos, o internacional português Paulinho deixou a bola nos pés de Jesús Angulo, que ganhou a posição a um adversário antes de 'fuzilar' a baliza à guarda de Keylor Navas, marcando, assim, aquele que foi o quarto golo ao cabo de seis partidas disputadas, esta temporada.
William Carvalho já joga... mas não sorri
O Pachuca, por seu lado, acabou por protagonizar aquele que é um dos mais inesperados resultados da quinta jornada do principal escalão do futebol mexicano, visto que saiu, também ele, derrotado da receção ao Club Tijuana, por 0-2.
Gilberto Mora despejou o primeiro 'balde de água gelada' sobre as bancadas do Estádio Miguel Hidalgo y Costilla, à passagem dos 33 minutos, tendo a 'estocada final' surgido pelos pés de Kevin Castañeda, num dos últimos lances antes do apito para o intervalo.
Já no segundo tempo, os visitantes viram-se reduzidos a dez unidades, fruto do cartão vermelho direto exibido a Domingo Blanco. O treinador da formação anfitriã procurou aproveitar a vantagem numérica, promovendo diversas alterações, entre elas, a entrada de William Carvalho, para o lugar de Alán Bautista.
O internacional português teve, desta maneira, a primeira oportunidade de somar minutos na primeira experiência da carreira fora do futebol europeu, na sequência do final do contrato que mantinha com o Real Betis já desde 2018, quando rescindiu, unilateralmente, com o Sporting, fruto da invasão à Academia de Alcochete, mas não conseguiu fazer a diferença.
Tabela pode mexer
Apesar deste resultado, o Pachuca mantém-se isolado na liderança do campeonato mexicano, com 12 pontos, mais um do que os segundos classificados, o Cruz Azul (que bateu o Santos Laguna, por 3-2) e o Club América (que levou de vencida o Tigres, por 1-3). No entanto, pode ganhar companhia, dentro em breve. Nomeadamente, do Tigres (que tem uma partida em atraso) e/ou do Monterrey (que vai receber o Mazatlán, na próxima segunda-feira, pelas 01h00, hora de Portugal Continental).
O Toluca, por seu lado, é quarto classificado, com dez pontos somados, até ao momento. Um registo que significa que poderá, também ele, ver-se afetado, em caso de vitória do Tigres e/ou do Monterrey, que se encontram logo atrás, com nove pontos cada, antes dos respetivos encontros.
Esta ronda falta, ainda, disputar o duelo que irá colocar, frente a frente, o 18.º e último classificado, o Querétaro, e o 12.º, o Atlas, pelas 23h00 deste domingo, no Estádio La Corregidora.
Leia Também: Quem trava este homem? Paulinho marca e apura Toluca na Leagues Cup