Napoli tenta inédito 'bi' contra históricos na luta pelo 'scudetto'

O Napoli vai tentar fazer história numa edição 2025/26 da Liga italiana em que Inter Milão, AC Milan e Juventus, a equipa mais 'portuguesa' da prova, vão tentar regressar ao trono do futebol transalpino.

Festa Napoli

© Getty Images

Lusa
21/08/2025 09:04 ‧ há 3 horas por Lusa

Desporto

Serie A

O Napoli vai tentar fazer história numa edição 2025/26 da Liga italiana em que Inter Milão, AC Milan e Juventus, a equipa mais 'portuguesa' da prova, vão tentar regressar ao trono do futebol transalpino.

 

Depois do título na temporada passada, apenas o quarto da sua história, o Nápoles tem nova hipótese de fazer algo inédito e ganhar pela primeira vez em toda a sua história o estatuto de bicampeão da Serie A.

Ao deixar fugir o título com apenas um ponto de desvantagem para os napolitanos, o Inter Milão volta a estar no topo dos favoritos para conquistar a competição, numa lista em que entram, como sempre, os históricos AC Milan e Juventus, que é a recordista de conquistas da Serie A (36), com mais 16 do que o segundo mais titulado, no caso o emblema 'nerazzurro'.

Apesar de algumas ameaças de abandonar o clube por divergências com a direção, o técnico António Conte manteve-se em Nápoles e vai mesmo tentar ficar eternizado na cidade do sul de Itália, numa temporada em que continua a contar com o escocês Scott McTominay, que foi, de forma surpreendente, mas justa, eleito o melhor jogador da última edição da prova.

Ao seu lado, o médio vai ter Kevin De Bruyne, a contratação mais sonante do campeão, depois de o belga ter abandonado o Manchester City após uma década no clube inglês.

Ainda a prova não arrancou e Conte já tem uma má noticia, com o também belga Lukaku a falhar os primeiros meses da época devido a lesão.

No Inter, última vez campeão em 2023/24, a maior mudança aconteceu na equipa técnica, com Simone Inzaghi a colocar um ponto final a uma ligação de quatro anos aos 'nerazzurri' para rumar à Arábia Saudita, deixando o lugar vago para o romeno Cristian Chivu, antigo central e capitão do clube.

Vice-campeão italiano e também vice-campeão europeu, o Inter esteve algo tímido até agora no mercado, mas mesmo assim gastou 20 milhões de euros num jovem avançado, o francês Bonny, de 21 anos, que atuava no Parma.

Também em San Siro, o AC Milan, depois dos 'falhanços' de Paulo Fonseca e Sérgio Conceição, resolveu fazer regressar um 'peso pesado' e foi buscar o técnico Massimiliano Allegri, campeão pelos 'rossoneri' em 2010/11 e que depois arrecadou cinco títulos com a Juventus.

Com o regresso de Allegri, a temporada 2025/26 deixa os adeptos do AC Milan a sonhar com o primeiro 'scudetto' desde 2021/22, e o 20.º da história. Para isso, contam com Rafael Leão, que vai na sexta temporada no clube e que tarda em mostrar todo o verdadeiro potencial.

A contração do experiente croata Luka Modric, que completa 40 anos no próximo mês, também promete ser uma das 'atrações' deste AC Milan.

Recordista de títulos, embora o último tenha sido já em 2019/20, a Juventus espera regressar aos tempos em dominava a Serie A e, para isso, conta com três internacionais portugueses, o central Tiago Djaló, o lateral João Mário e o extremo Francisco Conceição, numa equipa comandada pelo croata Igor Tudor, que foi também jogador do clube.

Sassuolo, Cremonese e Pisa são os novos emblemas da Serie A para 2025/26, o último destes a preparar-se para viver uma época histórica.

Liderado pelo treinador Alberto Gilardino, antigo avançado campeão do mundo pela Itália em 2006, e com o português Tomás Esteves no plantel, o Pisa vai apenas viver a sua oitava presença no primeiro escalão, algo que não acontecia há 34 anos.

Entre a representação portuguesa, o avançado Vitinha volta a tentar afirmar-se no Génova e no futebol italiano, o lateral Nuno Tavares segue na Lazio e os defesas Danilo Veiga e Tiago Gabriel defendem as cores do Lecce.

A edição 2025/26 da Serie A arranca oficialmente no sábado com destaque para o Sassuolo-Nápoles e para o AC Milan-Cremonese, encontro em que Rafael Leão já é baixa certa devido a lesão.

Leia Também: AC Milan amarra reforço sonante, mas ainda não desistiu de Conrad Harder

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

As imagens (muito sensuais) de Georgina Rodríguez após noivado

Georgina Rodriguez

As imagens (muito sensuais) de Georgina Rodríguez após noivado

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Ford alarga envolvimento na F1 e trabalha "em quase todo o carro"

Fórmula 1

Ford alarga envolvimento na F1 e trabalha "em quase todo o carro"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas