O erro ao pequeno-almoço que está a deixá-lo com fome poucas horas depois

Há um erro ao pequeno-almoço que muitas pessoas acabam por cometer. Ao apostar numa má refeição pode acabar por consumir lanches muito calóricos. Veja o que pode fazer para alterar esta situação e para não ficar com fome mais tarde.

pequeno-almoço, croissants, doces

© Shutterstock

Adriano Guerreiro
03/07/2025 06:00 ‧ há 11 horas por Adriano Guerreiro

Lifestyle

Alimentação

Costuma fazer lanches ricos em açúcar e calóricos por ser o que lhe apetece naquele momento? Um dos problemas pode estar num erro que está a cometer ao pequeno-almoço. Alguns especialistas em nutrição revelam o que pode fazer com que o corpo reaja desta forma.

 

Um dos problemas está em consumir menos proteínas. Em vez disso, acaba por consumir alimentos ricos em açúcar o que leva ao aumento dos níveis de açúcar no sangue e a quebras mais tarde. Desta forma, acaba por voltar a ter desejo por algo doce e açucarado a meio da manhã e até depois do almoço.

"O pequeno-almoço muitas vezes acaba por ser a refeição mais rica em carboidratos do dia, como é o caso das torradas, cereais, doces ou apenas café", começa por dizer a dietista Marissa Karp à FoxNews.

"Estas opções são rápidas, mas geralmente têm baixo teor de proteína e podem fazer com que sinta fome novamente passadas uma ou duas horas", continua. Assim revela que o consumo de proteína é algo em que deve apostar de forma a conseguir reduzir este tipo de desejos.

Leia Também: Dietista revela como combater envelhecimento da pele

"A proteína demora mais para ser digerida do que os carboidratos simples, o que significa que pode reduzir o apetite por mais tempo. Também desempenha um papel fundamental na produção de neurotransmissores como dopamina e serotonina, que podem impactar no humor, o foco e no bem-estar mental em geral", revela a especialista.

O consumo de proteína pela manhã pode melhorar o cérebro, reforçar a memória e até trazer algum equilíbrio emocional. "Devido ao seu papel no controlo do açúcar no sangue, a proteína pela manhã mantém a energia estável ao longo do dia, o que é essencial."

Muitas pessoas acabam por consumir mais proteína à hora do jantar, o que é outro erro que pode estar a cometer. "Está a consumir muita energia numa altura do dia em que não será mais gasta e utilizada."

Mas será preciso gastar dinheiro em suplementos e proteínas? A verdade é que pode ser mais simples do que isso e sem nenhum tipo de batidos. "Escorra uma lata de feijão cozido, lave-o bem, coloque-o em um recipiente no frigorífico e pense em como pode adicionar uma colherada ao longo da semana."

Ovos mexidos, torrada de abacate e tofu são outras das ideias que pode juntar ao seu pequeno-almoço. Tenha ainda muito cuidado com alimentos processados e bebidas que são enriquecidas com proteína.

"Cereais, granolas, barras de cereais, pães, muffins, aveia com sabor, iogurtes açucarados e smoothies são na verdade apenas carboidratos refinados simples", continua. 

Então, qual é a melhor escolha para fazer ao pequeno-almoço? Iogurte grego com canela, frutos vermelhos, sementes de linhaça moídas, frutos secos, ovos com vegetais, tomate e espinafres são outras das escolhas em que deve apostar. 

Já ao lanche, seja a meio da manhã ou da tarde, pode optar por um chocolate negro, amêndoas, iogurte skyr, ou algo que junte manteiga de amendoim.

A vontade de comer doces à tarde costuma ser uma forma do corpo sinalizar que não ingeriu proteína, fibra ou gorduras saudáveis suficiente no início do dia", conclui.

Leia Também: Alimentos que estão a afetar o seu metabolismo e a deixá-lo lento

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas