Um bebé que nasceu às 21 semanas de gestação celebrou, no início deste mês, um ano de vida. Nash Keen, que pesava apenas 285 gramas e media 24 centímetros, tornou-se também recordista do Guinness, que o considerou o bebé mais prematuro do mundo.
"É uma sensação surreal, a sério. Há um ano, não tínhamos a certeza de como seria o futuro, e agora celebrámos o seu primeiro aniversário", confessou a mãe do menino, Mollie Keen, em comunicado.
Nash nasceu a 5 de julho de 2024, no hospital da Universidade do Iowa, nos Estados Unidos. O recém-nascido foi transferido para a unidade de cuidados intensivos neonatais do centro, que dispõe da tecnologia mais avançada do país, senão do mundo.
"Cuidar de um bebé nascido com 21 semanas é muito diferente dos casos típicos de prematuridade. Os bebés nascidos tão cedo requerem cuidados altamente especializados, vigilância constante e monitorização frequente - cada hora pode fazer a diferença. Embora Nash tenha enfrentado muitos desafios críticos desde o início, mostrou uma resiliência notável. Após aquelas primeiras semanas extremamente delicadas, começou a fazer progressos constantes, o que foi verdadeiramente extraordinário de testemunhar", disse a doutora Amy Stanford, que supervisionou a ressuscitação do menino.
Para Mollie e Randall Keen, aquelas semanas foram "um misto de medo, incerteza e esperança".
"Era tão pequenino, que mal o conseguia sentir no meu peito. Estava coberto de fios e monitores e eu estava MUITO nervosa... mas no momento em que ele foi colocado no meu peito, todos os meus nervos desapareceram. Esperei tanto tempo por esse contacto pele a pele - três semanas para ser exata - e senti puro alívio e amor ao mesmo tempo", recordou Mollie.
Ao fim de seis meses internado, Nash pôde finalmente ir para casa, em janeiro deste ano. A partir daí, o bebé tem vindo a ganhar força e a progredir, apesar de ainda requerer alguns cuidados.
"Está a receber oxigénio, tem um tubo de alimentação e usa aparelhos auditivos para uma ligeira perda de audição. Frequenta uma creche médica especializada... e é também aí que recebe todas as terapias. Também fazemos check-ups regulares com a equipa em Iowa City", clarificou Mollie.
Já a médica do menino realçou que "vê-lo crescer e prosperar enche-[a] de um orgulho imenso - não só pelo próprio Nash, mas também pela sua família e por toda a equipa de cuidados que tornou possível o seu sucesso".
"O Nash está verdadeiramente a fazer história, abrindo caminho para o tratamento de outros bebés que nasceram tão cedo como ele. […] Ver o sorriso de Nash e ouvir as suas gargalhadas faz-me lembrar todos os dias porque é tão importante continuar a defender os nossos doentes e as suas famílias, mesmo nas circunstâncias mais difíceis", apontou.
O anterior recorde pertencia a Curtis Zy-Keith Means, que nasceu a 5 de julho de 2020, no hospital Birmingham, da Universidade do Alabama, com 21 semanas e um dia.
Leia Também: Portugal entra para livro do Guinness com maior linha de lasanha do mundo