Segundo este estudo, há evidências arqueológicas que identificam um naufrágio no século XVIII, na ilha Madame, na costa malgaxe, que sugere ser o da embarcação Nossa Senhora do Cabo, um navio português capturado pelos piratas Olivier Levasseur 'La Buse' e John Taylor, em 1721.
"Com base em mais de duas décadas de trabalho de campo, estudos arquivísticos e laboratoriais", iniciados em 1999, a investigação cruza análises de materiais, vestígios de casco e dados ambientais com relatos de fontes documentais.
Os artefactos recuperados do sítio incluem porcelana chinesa, objetos religiosos de origem goesa, moedas, búzios e materiais de construção consistentes com o "design" português da Índia, lê-se no estudo.
O conjunto arqueológico recuperado do sítio corresponde às descrições históricas das cargas transportadas pela rota do Cabo, e posterior renovação e renomeada por La Buse como 'Victorieux' ('Vitoriosa').
"A nossa interpretação do sítio como fazendo parte da rota do Cabo, é apoiada por evidências arqueológicas e relatos históricos, e deita por terra narrativas contraditórias sobre o destino da embarcação", afirma o estudo, referindo, a título de exemplo, um relato de como o navio naufragou no Cabo Amber.
"Todavia, as nossas investigações alinham-se com relatos contraditórios de que o navio foi eventualmente abandonado e provavelmente incendiado, na ilha de Sainte-Marie, no mesmo micro arquipélago em que se localiza a ilha Madame, junto à ilha de Madagáscar.
Este caso arqueológico apresenta novos dados sobre a pirataria, o comércio global e o poder colonial no Oceano Índico Ocidental.
"O estudo ilustra a utilidade da aplicação de uma metodologia arqueológica multidisciplinar para esclarecer o registo histórico, particularmente no contexto da identificação de sítios de naufrágios piratas que tão raramente conservam provas diagnósticas inequívocas, como por exemplo, o sino de Wydah Gally", afirma o estudo dos investigadores Brandon A. Clifford e Mark R. Agostin.
Leia Também: Indonésia intensifica buscas por desaparecidos em naufrágio