O tornado de fogo que foi avistado em Aguiar da Beira, na noite de sexta-feira, dia 15 de agosto, é também notícia em Espanha, que está igualmente a ser fustigada por vários incêndios.
A notícia é da estação televisiva Telecinco que salienta que "os incêndios que assolam Portugal estão a deixar imagens impactantes como o impressionante tornado de fogo".
O mesmo meio relatou ainda que "o momento causou pânico às pessoas que estavam naquela zona" e referiu que os incêndios em Portugal já destruíram várias casas e provocaram uma vítima mortal no concelho da Guarda.
Recorde-se que o tornado de fogo (ou redemoinho) cria-se quando existe calor intenso num incêndio, fazendo o ar que circunda a zona aquecer e assim começar a girar, formando um vórtice que pode conter não só chamas, mas também cinzas e detritos.
De salientar que Espanha também vive dias difíceis devido aos incêndios florestais que lavram há já alguns dias no país. No dia de sábado, os principais focos de incêndio eram em Castela e Leão, Galiza, Astúrias e Estremadura.
"O Governo continua a trabalhar para combater os incêndios com todos os meios à sua disposição", disse o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchéz, na rede social X, enquanto a gestão dos fogos rurais alimenta o debate político a cada dia que passa.
Fumo dos incêndios na Península Ibérica vai em direção ao Reino Unido
O fumo dos incêndios florestais que assolam Portugal e Espanha há vários dias chegou ao sul da Inglaterra, confirmou o Met Office, o serviço de meteorologia do Reino Unido. No entanto, é pouco provável que o fumo afete a qualidade do ar do país.
Craig Snell, meteorologista do Met Office, explicou que havia uma "quantidade considerável de fumo" a sair da Península Ibérica em direção ao Reino Unido, sobretudo ao sudoeste de Inglaterra.
Situação de alerta termina hoje às 23h59
De notar que a situação de alerta, que foi prolongada pelo Governo na quinta-feira, termina este domingo, dia 17 de agosto, às 23h59.
Portugal, sublinhe-se, está em situação de alerta devido ao risco de incêndio rural desde 2 de agosto.
Leia Também: Mais de 130 bombeiros já ficaram feridos desde o início dos incêndios