"De acordo com o comunicado oficial do Governo, emitido a 17 de agosto [domingo], a situação de alerta mantém-se até às 23h59 de terça-feira [19 de agosto]. Apesar de o fogo-de-artifício estar agendado para a meia-noite do dia 19, em sinal de solidariedade para com os bombeiros e populações afetadas pelos incêndios, o Município de Esposende optou pelo cancelamento do espetáculo pirotécnico", referiu a autarquia, num comunicado publicado na sua página oficial de Internet.
A câmara agradece a compreensão da população e expressa solidariedade para com os bombeiros e as populações afetadas pelos incêndios que assolam várias regiões do país.
Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro, num contexto de temperaturas elevadas que motivou a declaração da situação de alerta desde 02 de agosto.
No domingo, a ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, anunciou que a situação de alerta devido ao risco agravado de incêndio foi prorrogada até às 24h00 de hoje.
Os fogos provocaram dois mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, na maioria sem gravidade, e destruíram total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal.
Segundo dados oficiais provisórios, até 19 de agosto arderam 201.419 hectares no país, mais do que a área ardida em todo o ano de 2024.
Leia Também: Incêndios: Adiado fogo de artifício que encerra Romaria d'Agonia