A Sony anunciou que decidiu avançar com um processo contra a Tencent. O motivo deste processo contra a gigante tecnológica chinesa prende-se com a o jogo ‘Light of Motiram’ que foi revelado há uns meses e que a empresa responsável pela PlayStation diz que é um “clone” da sua ‘franchise’ de videojogos ‘Horizon’.
A Sony alega no processo que ‘Light of Motiram’ partilha várias características com ‘Horizon: Zero Dawn’ e ‘Horizon: Forbidden West’, apontando para a protagonista, para o design robótico das criaturas, para o mundo pós-apocalíptico de jogo e também para os materiais usados na promoção do jogo.
Mais ainda, a empresa japonesa também afirma que, apesar de ‘Light of Motiram’ ter começado a ser desenvolvido em 2023, a Tencent abordou a Sony em 2024 para chegar um acordo de licenciamento para o desenvolvimento de um novo ‘Horizon’ que, na altura, foi recusado.
Todavia, esta recusa não terá demovido os produtores da Tencent e o desenvolvimento do jogo continuou. Assim que soube disto, a Sony terá decidido abordar a Tencent para resolver a disputa e, nesta ocasião, foi proposto pela tecnológica chinesa um novo acordo de licenciamento que, novamente, foi recusado. A produção do jogo continuou e ‘Light of Motiram’ acabou por ser oficialmente revelado em novembro de 2024.
Além de tudo isto, o processo da Sony conta também com toda a cobertura que a imprensa especializada de videojogos tem dado a ‘Light of Motiram’ e ainda com comentários dos jogadores da Steam e do Reddit. O objetivo é, claramente, mostrar ao tribunal que as comparações entre este jogo da Tencent e os títulos da saga ‘Horizon’ estão a ser feitas por todos.
A Sony pede agora uma injunção que impeça que a Tencent continue o desenvolvimento de ‘Light of Motiram’, exigindo ainda a destruição de qualquer material relativo ao jogo. Teremos agora de aguardar pela resposta da Tencent a este processo e de esperar pelo desfecho em tribunal.
© Sony
Leia Também: Os 10 jogos que deve aproveitar nas promoções de verão da PlayStation