A Meta não tem poupado recursos para garantir que tem alguns dos maiores talentos na área da Inteligência Artificial, olhando até para a concorrência para atrair alguns dos nomes mais reconhecidos e respeitados da área. A gigante tecnológica não parece, todavia, querer ficar-se por aqui e também planeia gastar vários milhares de milhões de dólares na infraestrutura necessária para esta tecnológica.
A Meta aproveitou a mais recente apresentação de resultados financeiros para anunciar que, em 2025, planeia gastar entre 66 a 72 mil milhões de dólares - o equivalente entre 57,8 e 63 mil milhões de euros - para reforçar as suas infraestruturas de Inteligência Artificial. Estas infraestruturas tomam a forma de servidores e também de centros de dados.
Tal como nota o site TechCrunch, este montante representa mais do dobro do que foi gasto pela Meta nesta área no ano passado. Este investimento não será pontual e, como referiu a Meta, continuará no próximo ano.
“Esperamos que o desenvolvimento de uma infraestrutura de vanguarda de Inteligência Artificial será uma vantagem no desenvolvimento dos melhores modelos de Inteligência Artificial e experiências de produto, por isso esperamos continuar a aumentar os nossos investimentos de forma significativa em 2026 para apoiar esse trabalho”, afirmou a CFO da Meta, Susan Li.
A executiva da Meta notou ainda que este montante sairá do próprio ‘bolso’ da gigante tecnológica, indicando que está a explorar formas de colaborar com parceiros para construir os centros de dados necessários para sustentar o desenvolvimento de Inteligência Artificial.
Leia Também: Zuckerberg: Pessoas sem óculos inteligentes com IA ficarão para trás