Zuckerberg: Pessoas sem óculos inteligentes com IA ficarão para trás

O cofundador e CEO da Meta, Mark Zuckerberg, acredita que as pessoas que não tenham tenham óculos inteligentes equipados com Inteligência Artificial terão uma “desvantagem cognitiva bastante significativa” no futuro.

mark zuckerberg, orion, óculos inteligentes, meta

© Getty Images

Miguel Patinha Dias com Lusa
31/07/2025 08:55 ‧ ontem por Miguel Patinha Dias com Lusa

Tech

Mark Zuckerberg

A empresa responsável pelo Facebook e pelo Instagram, a Meta, partilhou oficialmente os resultados financeiros relativos ao segundo trimestre e, durante a apresentação, o cofundador e CEO Mark Zuckerberg previu que o segmento dos óculos inteligentes equipados com Inteligência Artificial se tornarão mais relevantes no futuro.

 

Zuckerberg explicou que, na sua opinião, “os óculos serão o formato ideal para Inteligência Artificial”, indicando que será um dispositivo que terá acesso ao que o utilizador vê e ouve durante o dia - dados que ajudarão o assistente de Inteligência Artificial a ser mais eficaz.

“Penso que no futuro, se não tiveres óculos com Inteligência Artificial - ou alguma outra forma de interagir com Inteligência Artificial - penso que, provavelmente, terás uma desvantagem cognitiva bastante significativa comparando com outras pessoas [que têm óculos inteligentes com Inteligência Artificial]”, afirmou Zuckerberg.

Meta anuncia lucros em alta de 36% para 18,4 mil milhões de dólares

Meta anuncia lucros em alta de 36% para 18,4 mil milhões de dólares

O conglomerado das redes sociais Meta, 'holding' que controla Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou hoje um aumento homólogo do seu lucro trimestral em 36%, para 18,4 mil milhões de dólares no segundo trimestre de 2025.

Lusa | 22:34 - 30/07/2025

Serve recordar que a Meta é uma das empresas que se encontra melhor posicionada no segmento dos óculos inteligentes equipados com Inteligência Artificial. A gigante tecnológica conta atualmente com uma parceria com a Ray-Ban e, de acordo com os mais recentes números de vendas, são dispositivos cada vez mais populares.

A parceria com a Ray-Ban foi de tal forma bem-sucedida que a Meta anunciou recentemente uma nova colaboração com a Oakley, a qual resultou na chegada ao mercado de novos óculos inteligentes equipados com Inteligência Artificial.

Meta tem bons motivos para 'sorrir' com vendas de óculos inteligentes

Meta tem bons motivos para 'sorrir' com vendas de óculos inteligentes

A EssilorLuxottica partilhou os mais recentes resultados financeiros e indica que as vendas dos óculos da Meta e da Ray-Ban tiveram um aumento superior a 200% na primeira metade de 2025.

Miguel Patinha Dias | 12:16 - 29/07/2025

Entretanto, serve sublinhar que a Meta deve apresentar em setembro um novo modelo de óculos inteligentes - conhecido com projeto ‘Orion’ - que deve ser o primeiro a estar equipado com um ecrã compatível com tecnologia de realidade aumentada. Zuckerberg aproveitou, aliás, para mencionar isto mesmo durante a apresentação de resultados financeiros da Meta.

“Outra coisa que é incrível com os óculos é que serão a forma ideal de misturar o mundo físico e digital. Por isso penso que toda a visão do metaverso também acabará por ser extremamente importante e a Inteligência Artificial vai acelerar isso”, afirmou Zuckerberg.

No que diz respeito aos resultados financeiros da Meta, Zuckerberg anunciou um aumento homólogo do lucro trimestral da empresa em 36%, para 18,4 mil milhões de dólares no segundo trimestre de 2025. Já o volume de negócios no segundo trimestre do ano subiu 22% homólogos, para 47,5 mil milhões de dólares

"Tivemos um trimestre sólido, tanto para o nosso negócio, como para a nossa comunidade. Estou entusiasmado com o desenvolvimento da superinteligência natural para todos", declarou o líder da gigante tecnológica.

Leia Também: Líder de IA da Google diz que Meta está "atrasada"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas