O ‘tribalismo’ entre Android e iOS é uma das rivalidades mais acesas do mundo da tecnologia e, dado que ambos os sistemas operativos para telemóveis têm as suas próprias virtudes, não existe uma resposta certa na hora de escolher entre um e outro.
No entanto, quem já lidou com os dois sistemas operativos considera que os responsáveis pelos dois sistemas operativos podiam aprender um com o outro e, quem sabe, integrar algumas funcionalidades do rival.
É isso que defende o site How To Geek ao sugerir que a Apple integrasse no iOS do iPhone cinco opções atualmente exclusivas dos telemóveis Android. Mesmo que os utilizadores de iPhones possam estar satisfeitos com a experiência proporcionada pela Apple no iPhone, é provável que estas funcionalidades ajudassem a tornar o iOS um sistema operativo mais completo.
Sem mais demoras, pode ver abaixo as funcionalidades presentes em telemóveis Android que a Apple devia copiar para o iPhone:
Ecrã dividido
A capacidade de dividir o ecrã com diferentes aplicações é uma das funcionalidades mais úteis do Android e permite, por exemplo, ver um vídeo no YouTube e, em simultâneo, fazer publicações no X ou em outra rede social.
Diferentes perfis
O Android permite aos utilizadores criar diferentes perfis, o que permite que pessoas a quem empresta o telemóvel não tenham acesso à sua informação pessoal e à galeria de fotografias.
Volume de sons de diferentes fontes
Os telemóveis Android oferecem a capacidade de alterar o volume de diferentes fontes. Por exemplo, poderá aumentar o volume do tom de chamada e, ao mesmo tempo, reduzir o volume de determinadas aplicações. No caso do iPhone, há apenas um ‘slider’ do volume que afeta todo o som do dispositivo.
Acesso a armazenamento via USB
Ainda que seja possível ligar um iPhone a um Mac para ter acesso à aplicação de Ficheiros, trata-se de um ambiente mais restritivo do que o acontece no Android, que é tratado como um dispositivo de armazenamento normal.
Clonar aplicações
Esta é uma funcionalidade que nem todos os utilizadores de Android conhecem e que, na prática, permite criar várias versões de uma app para que consiga ter diferentes perfis com um acesso mais rápido.
Leia Também: Imagens desvendam cor inédita do novo iPhone 17 Pro