A evolução natural da tecnologia tornar praticamente garantido que, no espaço de alguns anos, possamos desfrutar de uma velocidade mais rápida enquanto navegamos na Internet. No entanto, uma equipa de cientistas no Japão parece ter conseguido dar um ‘salto’ acentuado que é digno de nota.
Conta o site CNet que os investigadores do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicações em Tóquio, no Japão, conseguiram atingir uma velocidade que é mais de 3 milhões de vezes superior à média que se verifica atualmente nos EUA.
A publicação refere que o instituto conseguiu alcançar uma velocidade de transmissão de dados de 1,02 petabits por segundo. Para referência, saiba que um petabit equivale a mil milhões de megabits - sendo que megabits por segundo (Mbps) é a unidade que serve atualmente para medir a velocidade de Internet.
Caso não consiga ainda visualizar o que é possível fazer com uma Internet com velocidade de 1,02 petabits por segundo, a publicação refere que neste ‘patamar’ seria possível fazer o download de toda a biblioteca de conteúdos da Netflix em apenas um segundo. Mais ainda, seria possível obter cinco vezes todas as páginas em inglês (e revisões) da Wikipedia.
“Os resultados representam um grande passo em frente no desenvolvimento de redes escaláveis de alta capacidade e lidar com a necessidade crescente de dados do mundo”, pode ler-se no relatório do instituto nipónico.
Apesar de promissor, não sabemos ainda quando é que esta tecnologia estará pronta a chegar ao mercado.
Leia Também: Estas são as 6 grandes novidades da nova geração do ChatGPT