O acesso à nova App SNS 24 continua com constrangimentos que os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SMPS) tentam resolver, garantindo que não há perda de dados e que toda a informação clínica dos utentes está salvaguardada.
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde afirmam em comunicado que estão a "desenvolver esforços no sentido de identificar e resolver os constrangimentos que alguns utilizadores têm relatado no acesso à nova app SNS 24".
Segundo os SPMS, muitos desses constrangimentos prendem-se com situações específicas, como a inserção dos dados dos utentes ou integração de informação com entidades prestadoras de cuidados, cujos sistemas também se encontram em evolução tecnológica.
Lembra, por exemplo, que só estão disponíveis os atestados médicos de incapacidade multiuso que tenham sido registados de forma eletrónica.
Os SPMS reforçam que "não existe qualquer perda ou eliminação de dados dos utentes e que toda a informação clínica permanece salvaguardada e intacta nos sistemas de informação que suportam as atividades diárias de entidades e profissionais de saúde".
Por exemplo, salientam, "mesmo que as receitas médicas dos últimos 12 meses não estejam visíveis na aplicação, estas continuam devidamente registadas nos sistemas clínicos, exatamente como foram prescritas pelos médicos".
No final de julho, utentes relataram à agência Lusa problemas quando tentaram aceder à nova aplicação móvel e ao Portal SNS 24, constrangimentos que os SPMS disseram que ter sido ultrapassados em 30 de julho,
"Neste momento, os dois métodos disponibilizados (Chave Móvel Digital e Número de Utente do SNS) estão plenamente funcionais", referiram na altura à Lusa.
Dados divulgados hoje indicam que a nova App SNS 24, desde o seu lançamento no dia 23 de julho, já prestou serviços digitais e informação de saúde, com sucesso, a mais de 1,5 milhões de utilizadores.
"Com um design mais intuitivo, navegação simplificada e, sobretudo, novas funcionalidades, como o acesso ao cheque-dentista digital e ao boletim digital de saúde oral, tem vindo a oferecer mais comodidade, segurança e autonomia", salientam no comunicado.
Em caso de dificuldades de acesso à App SNS 24, os SPMS recomendam terminar a sessão, verificar se está instalada a versão mais recente da App (disponível nas lojas iOS, Android ou Huawei) e, se necessário, atualizar.
Aconselham também a iniciar sessão novamente através de um dos métodos disponíveis: Chave Móvel Digital ou Número de Utente do SNS.
"Se persistirem dificuldades no acesso ou na utilização de serviços da App SNS 24 (como a consulta de receitas, resultados de exames, boletim de vacinas, entre outros), contactar a Linha SNS 24 - 808 24 24 24, selecionar a opção 5 (serviços administrativos), explicar o problema com o máximo de detalhe possível e seguir as orientações fornecidas", recomendam ainda.
Os SPMS lamentam "os constrangimentos que têm vindo a ser sentidos por alguns utilizadores e reitera o seu empenho em garantir um serviço acessível, fiável e centrado nas necessidades dos cidadãos".
Sublinham que as equipas técnicas manterão uma monitorização permanente da App e do Portal SNS 24, a fim de assegurar a estabilidade, segurança e melhoria contínua do serviço prestado, recordando que se trata de um serviço gratuito e está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.
Leia Também: SNS com 5 serviços de urgência fechados no sábado e 6 no domingo. Quais?