O Instagram anunciou esta semana o lançamento de uma nova funcionalidade diretamente inspirada no Snapchat e que dá pelo nome de Instagram Map. Tal como acontece no Snap Map, o Instagram Map permite aos utilizadores da rede social partilharem a sua mais recente localização ativa com base em conteúdo partilhado com os seguidores.
O Instagram Map ainda está disponível de forma limitada e, quem tem acesso a ele, poderá fazê-lo através da área dedicada às mensagens diretas, onde pode encontrar um mapa e localizadores que mostram onde se encontraram as pessoas que segue quando fizeram as suas últimas publicações.
Tal como se previa, o anúncio do Instagram Map foi seguido de uma boa dose de críticas à rede social e à forma como a plataforma gere a privacidade dos seus utilizadores. Acontece que - apesar de o Instagram indicar que a funcionalidade está desativada por padrão e deve ser ativada manualmente nas definições - muitos utilizadores ‘inundaram’ as redes sociais com relatos de que a funcionalidade estava a operar normalmente quando tiveram acesso a ela
“Porque é que tantos utilizadores estão a reportar que a sua localização era exibida no mapa por padrão? Porque é que os utilizadores estão a reportar que precisaram de múltiplas tentativas para desativar a funcionar e deixarem de estar no mapa?”, questionou uma utilizadora em resposta ao líder do Instagram, Adam Mosseri, numa publicação onde tentava esclarecer as opções de partilha de localização à disposição dos utilizadores.
Ver no Threads
Mosseri, que foi acusado de limitar as respostas à publicação original, respondeu a esta utilizadora e assegurou que a equipa do Instagram estava a verificar se a funcionalidade estava a operar tal como era suposto.
“Estamos a verificar tudo novamente, mas até agora parece que as pessoas estão confusas e assumem que, porque se conseguem ver no mapa quando abrem [o Instagram Map], outras pessoas também as conseguem ver”, explicou Mosseri. “No entanto, estamos a verificar tudo para garantir que ninguém partilha a localização sem explicitamente o querer, que, já agora, exige um duplo consentimento (pedimos para confirmar depois de dizeres que queres partilhar [a localização]”.
Como impedir que o Instagram tenha acesso à localização
Mesmo que ainda não tenha acesso ao Instagram Map e não tenha ainda a capacidade de decidir se a plataforma terá ou não acesso à localização, há formas de garantir que o Instagram não lança a funcionalidade e não a ativa sem o seu conhecimento.
Para tal, deverá ir até às definições do telemóvel e negar a autorização de acesso do Instagram aos serviços de localização.
Se tiver um telemóvel Android o método variará (só um pouco) de acordo com a marca, uma vez que ao sistema operativo tem algumas diferenças se dependendo da marca do telemóvel que tenha. No entanto, o método mais simples é ir até às Definições do dispositivo e entrar na área dedicada a Aplicações. Uma vez aqui deverá procurar pelo Instagram e, nas Permissões, garantir que a rede social não tem autorização para aceder à sua localização.
No caso do iPhone o método é um pouco mais simples e pede apenas que vá a Definições, entre em Privacidade e Segurança, vá até aos Serviços de Localização e entre no Instagram. Uma vez aqui poderá ver algumas opções e, entre elas, deverá escolher Nunca dar ao Instagram autorização para aceder à sua localização.
Se der estes passos no Android ou no iPhone, deverá garantir ao nível do próprio telemóvel que o Instagram não tem acesso à sua localização - não ficando portanto dependente das definições do Instagram.
Leia Também: YouTube está a testar opção já presente no TikTok e Instagram