Está aí a terceira geração do Audi Q3. O SUV compacto premium de sucesso renova-se desde o design às tecnologias, incluindo versões eletrificadas. As pré-vendas já começaram em Portugal, mas a entrega das primeiras unidades só deve acontecer em setembro.
Em termos de motorizações, o Audi Q3 dispõe de três variantes diferentes:
- Motor TFSI 1,5 turbo a gasolina com 150 cv de potência e tecnolologia mild hybrid - em que o sistema Cylinder on Demand (COD) desativa temporariamente dois cilindros em cargas baixas e médias. A caixa de velocidades é automática de sete relações S tronic.
- Motor diesel TDI, que debita 150 cv de potência e 360 Nm de binário, mais adequado a percursos longos. Também associado à caixa automática S tronic de sete velocidades.
- Motorização híbrida plug-in, com o propulsor TFSI 1,5 turbo a gasolina e um motor elétrico conjugados para um total de 272 cv de potência e 400 Nm de binário. A bateria, com capacidade para 19,7 kWh úteis, permite percorrer até 119 km em modo 100 por cento elétrico (ciclo WLTP) - ou 143 km em condução urbana.
A bateria pode ser carregada em postos de carregamento rápido em corrente contínua, sendo reposta a totalidade da carga em cerca de meia hora.
A bordo, encontra-se um painel de instrumentos totalmente renovado, consistindo num ecrã de 11,9 polegadas. No centro, há um ecrã tátil de 12,8 polegadas para o sistema de infoentretenimento MMI (incluindo navegação e ligação a smartphones). Os ecrãs digitais são complementados por um head-up display.
Em termos de arrumação, a bagageira tem 488 litros de capacidade (exceto na versão híbrida plug-in, em que diminui para 375 litros). Há quatro portas de carregamento USB-C (duas à frente, duas atrás) e, opcionalmente, um sistema de som SONOS.
De série, o novo Audi Q3 vem equipado com diversos sistemas:
- Controlo de velocidade de cruzeiro (com preparação para controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo)
- Limitador de velocidade
- Estacionamento plus com indicação de distância
- Aviso de saída de faixa de rodagem com assistente de emergência
- Aviso de atenção e fadiga com monitorização do comportamento do condutor e assistência dianteira ativa com assistente de mudança de direção
- Assistente de tráfego cruzado dianteiro
- Assistente de travagem de emergência
Como opção, o automóvel pode ser dotado de faróis micro-LED e luzes traseiras OLED, além da suspensão adaptativa.
A Audi dotou este novo SUV premium de novos designs de jantes, com medidas de 17 polegadas de série até um máximo de 20 polegadas - incluindo jantes aerodinâmicas de 18 e 19 polegadas e cinco designs Audi Sport de 19 e 20 polegadas.
Há um total de 11 cores disponíveis para o novo Audi Q3, incluindo novidades: verde Sage e castanho Madeira, que com o acabamento mate é exclusivo desta nova geração. Para a linha S, está disponível um exclusivo cinzento metálico Daytona, enquanto o cinzento Tambora é exclusivo da linha Advanced.
O novo Audi Q3 está disponível com preços de venda ao público recomendados a partir dos 45.617 euros (versão a gasolina de 150 cv). O custo sobe para os 52.707 euros na variante híbrida plug-in, enquanto a versão a diesel de 150 cv custa 53.217 euros.
Já a variante Business do híbrido plug-in, orientada a empresas e empresários em nome individual, está disponível por 39.990 euros acrescidos de IVA.
Leia Também: Novo Audi Q3 foi lançado. Veja as imagens