"Comparar Lamine Yamal com Messi é como comparar um pintor com Van Gogh"

Pep Guardiola pede que deixem o prodígio espanhol "fazer a sua carreira" sem qualquer tipo de comparações, numa entrevista na qual 'risca', de uma vez por todas, um eventual regresso ao Barcelona.

ORLANDO, FLORIDA - JUNE 29:  Pep Guardiola, Head Coach of Manchester City, speaks during the Press Conference ahead of their FIFA Club World Cup 2025 match against Al Hilal at Camping World Stadium on June 29, 2025 in Orlando, Florida. (Photo by Justin Se

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
28/07/2025 13:00 ‧ há 9 horas por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Pep Guardiola

Pep Guardiola concedeu uma extensa entrevista à mais recente edição da revista espanhola GQ, na qual abordou diversos temas, entre eles, a 'explosão' de Lamine Yamal, jogador que, aos 18 anos de idade, é já comparado a Lionel Messi, fruto da preponderância adquirida, não só no Barcelona, como também na principal seleção de Espanha.

 

"Penso que, com Lamine Yamal, há que deixá-lo fazer a sua carreira. E, quando levar 15 anos a jogar, diremos se é melhor ou pior. Deixem que faça a sua carreira. Já o facto de o compararem com Messi são palavras maiores. É como se compararem um pintor a Van Gogh. Nesse caso, diria 'Bem, não está mal, é sinal de que é bom". E isso de comprar é sinal de que é bom, mas há que deixar que faça a sua carreira. Depois, logo veremos", afirmou.

Instando, ainda assim, a estabelecer um paralelismo entre ambos os jogadores, o treinador do Manchester City limitou-se a assumir que Lamine Yamal "é bastante bom": "A comparação com Messi são palavras maiores. São 90 golos numa temporada, durante 15 anos, sem parar, sem lesões. São palavras maiores. Deixem-no. Deixem-no".

"Barcelona? Acabou para sempre"

Pep Guardiola aproveitou, ainda, esta entrevista para acabar, de uma vez por todas, com os rumores que vão dando, insistentemente, conta da possibilidade de, um dia, vir a regressar ao Barcelona, clube que representou, primeiro, enquanto jogador (entre 1990 e 2001), e, mais tarde, enquanto treinador (entre 2008 e 2012).

"Já se acabou. Acabou-se para sempre. Foi muito bonito, mas já acabou", atirou, referindo-se a um período áureo de quatro anos, ao longo dos quais conquistou três La Ligas, três Supertaças de Espanha, duas Taças do Rei, duas Ligas dos Campeões, duas Supertaças da Europa e ainda três Campeonatos do Mundo de Clubes.

Questionado sobre se poderia, eventualmente, ponderar a possibilidade de vir a concorrer à presidência do conjunto blaugrana, o técnico de 54 anos respondeu de forma perentória: "Não! Não sirvo para isso".

"A minha carreira terminou quando a minha cabeça disse 'basta'"

Estávamos em 2006, quando, acabado de festejar o 35.º aniversário, Pep Guardiola tornou pública a decisão de colocar um ponto final na carreira de futebolista, que, então, prosseguia ao serviço dos mexicanos do Dorados. Agora, o próprio justifica essa decisão com constrangimentos físicos.

"A minha carreira terminou quando a minha cabeça disse 'basta'. Poderia tê-la prolongado, mas a minha cabeça disse 'Já estou cansado, já não tenho mais para dar'. Penso que soube parar no momento certo. Aconteceu-me o mesmo com o meu trabalho de treinador [no Barcelona]. Chegou um momento em que disse 'Basta, já é suficiente. Vou procurar outro desafio'. Quando queres forçar demasiado, as coisas já não se dão. Mas foi a cabeça, e não tanto os músculos, os joelhos ou os pés", referiu.

O catalão, recorde-se, abandonou Camp Nou em 2012. Seguiu-se um 'ano sabático', após o qual assumiu o comando técnico do Bayern Munique, entre 2013 e 2016, e, depois, a experiência no Manchester City, que se prolonga aos dias de hoje.

Leia Também: Guardiola anuncia plano para interromper a carreira: "Está decidido"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Coldplay voltam a apanhar casal em concerto... mas desta vez foi Messi

Coldplay

Coldplay voltam a apanhar casal em concerto... mas desta vez foi Messi

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Piastri reforça liderança da F1 e McLaren passa do meio milhar de pontos

Fórmula 1

Piastri reforça liderança da F1 e McLaren passa do meio milhar de pontos

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas