Confusão não tirou foco. Farioli feliz na estreia pelo FC Porto no Dragão

Dragões venceram, por 2-1, o Twente, na primeira aparição pública do técnico italiano perante os próprios adeptos. Os avançados Samu e William Gomes deram a volta ao texto na segunda parte.

PORTO, PORTUGAL - JULY 27: Samu Omorodion of FC Porto and Stav Lemkin of FC Twente battle for the ballduring the Pre-Season Friendly match between FC Porto and FC Twente at Estadio do Dragao on July 27, 2025 in Porto, Portugal. (Photo by Diogo Cardoso/Get

© Getty Images

Luis Júnior
27/07/2025 19:53 ‧ há 3 horas por Luis Júnior

Desporto

Jogo de preparação

A primeira aparição pública de Francesco Farioli como técnico do FC Porto  foi feliz. Em jogo de preparação, os dragões somaram, este domingo, uma vitória, por 2-1, em casa, frente aos neerlandeses do Twente.

 

Os reforços Dominik Prpic, Victor Froholdt e Borja Sainz mereceram a titularidade nos azuis e brancos. A primeira parte reservou duas bolas no poste, uma para cada lado. Apesar de maior domínio dos locais, o nulo manteve-se. Antes do intervalo, aos 43', nota para a expulsão direta de Gabri Veiga e Unuvar, que se envolveram em troca de agressões em pleno relvado. 

No arranque da segunda parte, com dez jogadores em cada lado, foi o Twente que soube melhor adaptar-se às circunstâncias. Aos 51', Van Bergen abriu o ativo. Farioli recorreu ao banco de suplentes para dar nova 'vida' aos dragões.

O recém-entrado Willian Gomes rematou à barra, com a bola a sobrar para o cabeceamento feliz de Samu (65'), que dedicou o golo a Diogo Jota, que morreu, recentemente, vítima de um acidente de aviação, acompanhado pelo irmão André Silva. Ambos representaram o FC Porto, com destaque para Diogo Jota, que apontou 9 golos na época 2016/17, cedido pelo Atletico de Madrid.

Em cima do minuto 90', William Gomes sentenciou a vitória azul e branca na sequência de uma grande penalidade, que o próprio sofreu.

Filme do jogo

Perante mais de 40 mil adeptos nas bancadas do Estádio do Dragão, a equipa do FC Porto apresentou-se no 4x3x3. O primeiro sinal de perigo pertenceu ao adversário. O defesa-central Dominik Prpic falhou o corte junto ao relvado e o avançado Ricky van Wolfswinkel, ex-Sporting, atirou ao poste.

O médio Victor Froholdt, ex-Copenhaga, evidenciou todas as razões que valeram a sua contratação por 20 milhões de euros fixos, mais dois em objetivos. Ao lado de Alan Varela, o camisola 8 dinamarquês, de 19 anos, tem como principal característica a elevada intensidade nas suas ações, um contraponto claro com Fábio Vieira, dono do lugar na época passada. Do ponto de vista técnico, este poderá ainda melhorar, mas os primeiros sinais demonstraram que é um claro titular.

Aos 40', os azuis e brancos tiveram soberana oportunidade para inaugurar o marcador, mas o remate de Gabri Veiga embateu no poste esquerdo. Pouco depois, aos 43', o médio espanhol, ex-Ah Ahli, recebeu ordem de expulsão, após vermelho direto, fruto de uma agressão a  Unuvar, que também não se ficou. O camisola 10 fica agora nas mãos do relatório do árbitro da partida, que poderá ter influência no número de jogos de castigo que terá de cumprir.

No início da segunda parte, a formação neerlandesa inaugurou o marcador. Aos 51', Van Bergen subiu pelo corredor direito e aproveitou a apatia de Zaidu para colocar a bola junto ao poste esquerdo da baliza defendida por Diogo Costa.

William Gomes mudou o jogo

Aos 60', William Gomes foi uma das três peças que entraram em campo. O extremo brasileiro confirmou os excelentes sinais deixados no Mundial de Clubes e esteve na origem da reviravolta do FC Porto.

Aos 65', o camisola 7 rematou à barra, com a bola a sobrar para o oportuno Samu, mais forte no jogo aéreo do que o marcador direto. O avançado espanhol dedicou o golo a Diogo Jota, antigo avançado dos dragões.

A reviravolta no marcador apareceu aos 90'. William Gomes foi derrubado dentro da área e o próprio assumiu a responsabilidade de cobrar a grande penalidade. Na marca dos onze metros, este não desperdiçou e ofereceu a primeira vitória de Francesco Farioli no Dragão.

Segue-se a receção ao Atletico de Madrid, no dia 3 agosto, que servirá de apresentação aos adeptos e sócios do FC Porto. 

Leia Também: Inglaterra acaba com sonho de Espanha e sagra-se bicampeã europeia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Otamendi solidário com Bruma no Benfica: "Força, irmão..."

Benfica

Otamendi solidário com Bruma no Benfica: "Força, irmão..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Foi alvo de multa de trânsito? É possível recorrer, saiba como

multas

Foi alvo de multa de trânsito? É possível recorrer, saiba como

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas