Zeno Debast e Geovany Quenda podem mesmo ir a jogo, na próxima quinta-feira, pelas 20h45 (hora de Portugal Continental), no tão aguardado dérbi lisboeta da Supertaça Cândido de Oliveira, perante o Benfica, que irá colocar, frente a frente, Sporting e Benfica, no Estádio do Algarve.
O Desporto ao Minuto sabe que, tal como foi adiantado pelo jornal A Bola, o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento à providência cautelar apresentada pela SAD verde e branca contra os castigos impostos aos jogadores, pelo que ambos estão 'livres' para serem utilizados por Rui Borges, diante dos eternos rivais.
Geovany Quenda, recorde-se, foi sancionado com dois jogos de suspensão, um deles por envergar, no final do triunfo sobre o Vitória SC, por 2-0 (que valeu a conquista do título de campeão nacional), uma tarja com uma imagem de Ricardo Esgaio e a frase "Falas muito. Chupa, cara***", em referência à expressão dirigida a Nicolás Otamendi, que motivou a expulsão do companheiro de equipa, na semana anterior, no empate a uma bola registada na Luz. Já o outro diz respeito à utilização de uma camisola com o mesmo conteúdo, nos festejos da conquista da Taça de Portugal, frente aos encarnados, por 1-3.
Zeno Debast, por seu lado, partilhou imagens deste preciso momento, nas redes sociais, motivo pelo qual também acabou por ser suspenso, mas por uma partida. Agora, o castigo de ambos fica 'suspenso', enquanto este mesmo organismo analisa o recurso interposto pela direção liderada por Frederico Varandas.
Matheus Reis ainda à espera
Distinta é a situação em que se encontra Matheus Reis, jogador que foi alvo de dois castigos. Um deles, válido por quatro jogos, diz respeito à pisadela sobre Andrea Belotti, na reta final do dérbi lisboeta do passado dia 25 de maio (na altura, o Benfica ainda vencia, por 1-0, tendo o jogo terminado com um triunfo verde e branco, por 1-3, já no prolongamento), e outra, de uma, ao ter sido imputada ao próprio jogador a expressão "Aqui, nós pisa a cabeça", à saída do Estádio Nacional do Jamor.
O Sporting também apresentou, junto do TAD, um recurso a esta decisão tomada pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, ao qual 'anexou' uma providência cautelar, que, até ao momento, ainda não mereceu qualquer tipo de resposta, pelo que, ao dia de hoje, está impedido de seguir viagem com os restantes companheiros de equipa rumo ao sul do país.
Sem Gyokeres... mas com Luis Suárez?
À margem de questões jurídicas, o Sporting continua 'submerso' no mercado de transferências de verão, que promete 'atacar' com a máxima força, nos próximos dias, na sequência da já confirmada venda de Viktor Gyokeres ao Arsenal, a troco de uma verba na ordem dos 65,8 milhões de euros, que pode ascender a mais de 76 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos.
Neste momento, os leões trabalham, sobretudo, na aquisição de Luis Suárez ao Almería, por 20 milhões de euros, ao que acrescem mais cinco milhões de euros, em forma de bónus. Giorgios Vagiannidis, Ricardo Mangas e Jota Silva também estão a ser negociados, com Panathinaikos, Spartak Moscovo e Nottingham Forest, respetivamente.
Leia Também: Sporting ao ataque. O ponto de situação de Suárez, Vagiannidis e Mangas