O Fenerbahçe entrou, ao início da noite deste sábado, com o 'pé esquerdo' na nova temporada do principal escalão do futebol turco, uma vez que não foi capaz de ir além de um empate sem golos com o Goztepe, na deslocação ao Gursel Aksel Stadyumu, em Izmir.
Na conferência de imprensa que se seguiu ao apito final, o treinador português José Mourinho respondeu a apenas duas perguntas, sendo que, logo na primeira, não escondeu a frustração para com o facto de lhe terem sido apontadas culpas por um resultado infeliz para a formação sediada em Istambul.
"O motivo pelo qual não criámos muitas oportunidades é mérito do adversário. Entendo que, para vocês, aqui, seja muito difícil dar mérito ao adversário, só criticam uma equipa que não fez isto, que não fez aquilo. Deem mérito ao adversário. Nós jogámos contra um muro. Defenderam como um muro, deem mérito ao treinador e aos jogadores. Defenderam com uma linha de cinco, na qual três defesas-centrais têm 1,90m, 1,91m e 1,99m", começou por afirmar.
"Colocaram três jogadores à frente deles, no meio-campo, a correr e a lutar por cada bola, a tentar ganhar cada duelo... Deem mérito aos rapazes, é difícil jogar contra eles. Depois, queres pressioná-los e não podes, porque a bola está sempre no ar. Talvez os vossos especialistas nos possam ensinar como pressionar uma bola no ar. A bola esteve sempre no ar, é assim que eles jogam", prosseguiu.
"O guarda-redes não passa a bola curta, pontapeia-a longa. Como é que se pressiona a bola? Por isso, também tens de jogar com um bloco curto. É um jogo muito difícil de jogar. É um jogo que eu não quero jogar. Não quero que a minha equipa jogue assim, mas vá lá. Cada treinador tem a sua ideia, respeito muito o treinador e as ideias do Goztepe. Fazem aquilo muito bem, os jogadores estão muito habituados ao jogo que fazem e mereceram o ponto", completou.
O Fenerbahçe (que, recorde-se, tem uma partida em atraso) termina, desta maneira, a segunda jornada com apenas um ponto conquistado, o que o deixa, provisoriamente, na sétima posição, em igualdade com Alanyaspor (dos também lusos João Pereira, Nuno Lima e Rony Lopes) e o Caykur Rizespor. O Goztepe, por seu lado, é, para já, terceiro classificado, com quatro pontos, menos dois do que a dupla de líderes formada por Galatasaray e Samsunspor (de Afonso Sousa).
Segue-se o Benfica
O Fenerbahçe vira, agora, todas as atenções para o Benfica, adversário que terá pela frente nos playoffs de apuramento para a fase de Liga da Liga dos Campeões. A primeira mão terá lugar no Sukru Saracoglu Stadium, em Istambul, já pelas 20h00 (hora de Portugal Continental) da próxima quarta-feira, e a segunda, precisamente, uma semana depois, no Estádio da Luz.
Para lá chegar, recorde-se, a equipa orientada pelo treinador português José Mourinho deixou para trás, na terceira pré-eliminatória, o Feyenoord, por um resultado de 6-4, no conjunto das duas mãos. Os homens de Bruno Lage, por seu lado, eliminaram o Nice, com um duplo 2-0.
Leia Também: Mourinho e João Pereira com entrada em falso na Turquia