O Arsenal foi, este domingo, a Old Trafford derrotar o Manchester United, por 0-1, naquele que era o encontro mais aguardado de toda a jornada inaugural da Premier League, e que ficou resolvido logo à passagem do 13.º minuto, fruto de um polémico golo de Riccardo Calafiori, perante as queixas de uma eventual falta sobre Altay Bayindir.
Viktor Gyokeres saiu, desta maneira, por cima do reencontro com Ruben Amorim, o treinador que esteve por trás da sua 'explosão', no Sporting, ao longo das duas últimas temporadas. No entanto, a exibição assinada na estreia oficial com a camisola da história formação londrina esteve longe de convencer.
O internacional sueco (que custou cerca de 65 milhões de euros, podendo esta verba superar a barreira dos 76 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos desportivos) não fez um único remate e não conseguiu completar qualquer drible com sucesso, além de que falhou cinco dos nove passes que tentou e ainda perdeu dez dos 13 duelos individuais que teve pela frente.
Feitas as contas, o jogador de 26 anos de idade também perdeu a posse da bola por 11 ocasiões, o que lhe valeu um autêntico 'arraso' por parte da 'feroz' imprensa britânica, começando, desde logo, pelo jornal The Sun, que escreve que este levou com "um choque de realidade", depois de ter chegado ao Emirates Stadium com um registo de 97 golos e 27 assistências ao cabo de 102 jogos de leão ao peito.
"Gyokeres tem margem para melhor, para não dizer pior. O último jogo oficial neste país foi no playoff do Championship, em 2023, entre o Coventry e o Derby, e a estreia na Premier League também será um dia que ele quererá esquecer. Trabalhou arduamente e tentou explorar o espaço nas costas da defesa do Manchester United, mas o sueco foi mal servido, naquela que foi uma exibição pobre dos candidatos ao título", pode ler-se.
Uma "estreia não tão de sonho"
O jornal britânico Mirror, por seu lado, fala de uma "estreia não tão de sonho": "A primeira titularidade do avançado sueco pelo Arsenal poderia resumir-se por um momento, na primeira parte. Depois de atirar Matthijs de Ligt ao chão, com uma avassaladora demonstração de força, Gyokeres perdeu, imediatamente, a bola, na área do Manchester United, desperdiçando uma oportunidade de ataque".
Quanto ao Daily Mail, atribuiu ao internacional sueco uma nota de 5, numa escala de 0 a 10: "Trabalhou arduamente e, ocasionalmente, dificultou a vida a Yoro, com a sua força, mas foi uma estreia dececionante. Um par de toques soltos e nenhum remate, antes de ter sido substituído, à passagem da hora de jogo. Teve dificuldades em segurar a bola, deixando o Arsenal em apuros, sob pressão".
Finalmente, a estação televisiva Sky Sports, refere que Viktor Gyokeres "trabalhou arduamente e demonstrou vislumbres das qualidades físicas", no Clássico do futebol inglês, mas "vai precisar de ser melhor serviço" e de "construir uma química melhor com os novos companheiros de equipa".
Leia Também: Gyokeres anulado, Ruben Amorim 'tramado'. Arsenal vence Manchester United