O Elche anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais, ao início da tarde deste sábado, que alcançou um acordo com o Leipzig tendo em vista a transferência, a título definitivo, de André Silva.
Nenhuma das partes envolvidas nesta operação revelou, até ao momento, ao certo quais os montantes inerentes à mesma, mas a imprensa desportiva espanhola aponta para um investimento de cerca de um milhão de euros, que pode acrescer de outros 500 mil euros, mediante o cumprimento de objetivos desportivos.
Um valor reduzido para um jogador que conta, no currículo, com 53 internacionalizações ao serviço da principal seleção portuguesa (ao cabo das quais marcou 19 golos), mas que se explica, em grande parte, pelo facto de ter entrado naquele que seria o seu último ano de contrato.
Agora, o avançado formado no FC Porto irá regressar a Espanha, um país que bem conhece, dadas as passagens por Sevilla (na temporada de 2018/19, por empréstimo do AC Milan) e Real Sociedad, na época de 2023/24, por cedência da Real Sociedad), para uma terceira 'aventura'.
"Estou preparado"
Nas primeiras declarações prestadas às plataformas oficiais do conjunto recém-promovido ao principal escalão do futebol espanhol, o jogador de 29 anos de idade adotou um discurso ambicioso: "Existem avançados, e, depois, existo eu, um predador da área. Não marco apenas golos, vivo-os, sinto-os, festejo-os com alma".
"Joguei nalguns dos melhores cenários da Europa, vesti a camisola de Portugal e sei o que significa ganhar o respeito dos defesas. Ganhar meio metro é demasiado. Sou um avançado de classe, de distinto, de fome. O meu nome ouviu-se no Porto, em Milão, em Sevilha e na Alemanha", afirmou.
"E, hoje, ressoa no Martínez Valero. No meu olhar, há ambição, nas minhas botas, golos, e no meu historial, um novo capítulo vestido de verde e branco. Estou preparado. Estou aqui", completou, no vídeo de apresentação aos sócios e adeptos.
Bienvenido al Elche Club de Fútbol, 𝐀𝐧𝐝𝐫𝐞́ 𝐝𝐚 𝐒𝐢𝐥𝐯𝐚. 🇵🇹 pic.twitter.com/s4nieA22lF
— Elche Club de Fútbol (@elchecf) August 18, 2025
Em Leipzig... sem sorriso
Adquirido ao Eintracht Frankfurt, no verão de 2021, a troco de uma verba na ordem dos 23 milhões de euros, André Silva acabou por protagonizar uma passagem pouco feliz pelo Leipzig, ainda que a primeira temporada tenha sido profícua, do ponto de vista individual, uma vez que somou 17 golos e seis assistências ao cabo de 51 partidas oficiais.
Seguiu-se uma campanha de nove golos e outras tantas assistências em 44 jogos, deixando-o com espaço reduzido nos planos da formação pertencente ao 'universo' da Red Bull, pelo que acabou por somar empréstimos consecutivos a Real Sociedad e Werder Bremen (que ainda tentou mantê-lo, a título definitivo, mas sem sucesso).
Ainda assim, no 'adeus' ao Leipzig, mereceu elogios por parte do diretor desportivo, Marcel Schafer. "O André comportou-se sempre de maneira profissional, e com a equipa em mente, no Leipzig. Mesmo durante um período desafiante, abraçou o papel com grande personalidade e demonstrou uma atitude exemplar. Agradecemos-lhe pelo compromisso e desejamos-lhe muito sucesso e tudo do melhor, com o Elche".
Leia Também: Sesko ainda agora chegou ao United e já 'empurra' colega para a saída