O Sporting regressou, ao final da manhã desta segunda-feira, aos treinos, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, menos de 24 horas depois de ter levado de vencida o Arouca, no renovado Estádio José Alvalade, por categóricos 6-0, em encontro a contar para a segunda jornada da I Liga.
Em forma de comunicado partilhado através das plataformas oficiais, o emblema verde e branco informa que "os titulares no encontro realizaram a habitual recuperação, enquanto os restantes treinaram normalmente sob as ordens de Rui Borges", com exceção de quatro jogadores, cujos nomes continuam a constar no boletim clínico.
São eles Maxi Araújo, Ousmane Diomande (que sofreram lesões musculares logo no duelo da ronda inaugural, que culminou num triunfo sobre o Casa Pia, no Estádio Municipal de Rio Maior, por 0-2), Daniel Bragança e Nuno Santos (que recuperam de problemas físicos mais graves, sofridos ainda na passada temporada).
Significa isto que, ao que tudo indica, este quarteto irá ficar arredado das opções do treinador mirandelense para a deslocação à Choupana, onde os bicampeões nacionais em título terão pela frente o Nacional, a partir das 18h00 (hora de Portugal Continental) do próximo sábado.
O plantel leonino irá desfrutar de uma folga, na terça-feira, estando o regresso aos trabalhos agendado para a manha de quarta-feira, "em Alcochete, numa sessão à porta fechada", acrescenta a nota.
Matheus Reis também é 'carta fora do baralho'
Quem também não irá, certamente, entrar nas contas de Rui Borges para o Nacional-Sporting é Matheus Reis, que cumprirá, no próximo fim de semana, o quatro de cinco jogos de suspensão com que foi castigado, fruto dos incidentes registados na tão badalada final da Taça de Portugal, disputada no Estádio Nacional do Jamor, que culminou num triunfo leonino sobre o eterno rival, o Benfica, já no prolongamento, por 1-3.
Uma sanção que, na verdade, são duas. A primeira diz respeito à pisadela sobre Andrea Belotti, na reta final do dérbi lisboeta do passado dia 25 de maio, que acabou por não merecer qualquer tipo de ação disciplinar por parte de Luís Godinho, árbitro da Associação de Futebol de Évora. A segunda, concerne ao facto de lhe ter sido imputada ao próprio jogador a expressão "Aqui, nós pisa a cabeça", à saída do recinto.
Mangas e Debast têm 'lugar cativo'
Face às 'dores de cabeça' que Rui Borge tem em mãos, tudo aponta para que Ricardo Mangas e Zeno Debast venham a manter um lugar no onze titular, na partida da terceira jornada da I Liga, até face aos apontamentos positivos que deixaram, no desenrolar da goleada conquistada diante do Arouca.
Especialmente, no caso do primeiro. Adquirido ao Spartak Moscovo, a troco de uma verba na ordem dos 300 mil euros (que pode ascender a um milhão de euros, mediante o cumprimento de objetivos desportivos), o lateral-esquerdo foi titular pela primeira vez... e logo com dois golos na conta pessoal.
O defesa-central belga, por seu lado, não marcou nem deu a marcar, mas deu 'espetáculo', com uma qualidade de passe que, certamente, tranquilizará os adeptos verde e brancos, face à ausência de Ousmane Diomande.
Leia Também: Exibição merecedora de seis estrelas vale goleada ao Sporting