Num comunicado, a Embraer classificou o acordo de "histórico" e disse apoiar "a estratégia de longo prazo para a renovação de frota da SAS, que se concentra em aumentar a eficiência, reduzir as emissões gerando futuras oportunidades de crescimento a partir de seu hub global em Copenhaga, na Dinamarca".
De acordo com a fabricante brasileira, as primeiras entregas estão previstas para o final de 2027, com entregas adicionais ao longo de aproximadamente quatro anos. Excluindo os direitos de compra, o valor do pedido é de aproximadamente 4 mil milhões de dólares (3,4 mil milhões de euros).
A Embraer concluiu o comunicado destacando que o E195-E2 desempenhará um papel vital na otimização das operações da SAS e no aprimoramento da conectividade na Escandinávia e na Europa já que o porte e o alcance do jato são feitos sob medida para complementar a frota existente.
A Embraer é fabricante e líder mundial de aeronaves comerciais até 150 lugares, tem mais de 100 clientes em todo o mundo e mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, no continente americano, África, Ásia e Europa.
Em Portugal, a Embraer é acionista maioritária da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, em Alverca, com 65% do capital.
Leia Também: Embraer anuncia venda de 60 aeronaves à norte-americana SkyWest