BlackRock vê boas oportunidades para investir em Portugal: Eis os setores

A BlackRock considera que existem boas oportunidades para os investidores em Portugal e Espanha, com destaque para os setores finaceiro, industrial e infraestruturas, sendo que Portugal oferece um "mix entre estabilidade e potencial económico".

BlackRock

© Reuters

Lusa
03/07/2025 13:57 ‧ há 11 horas por Lusa

Economia

investimento

A BlackRock considera que existem boas oportunidades para os investidores em Portugal e Espanha, com destaque para os setores finaceiro, industrial e infraestruturas, sendo que Portugal oferece um "mix entre estabilidade e potencial económico".

 

Numa apresentação do 2025 MidYear Global Outlook, o responsável da BlackRock em Portugal, André Themudo, salientou que a gestora de ativos considera que há oportunidades nas ações americanas, japonesas, e seletivamente na Europa, mais especificamente em Portugal e Espanha.

Portugal "assume-se como um contribuidor forte dentro do contexto da zona euro" e as estimativas de crescimento para este ano situam-se "muito acima dos 'peers' [pares] europeus", o que "reflete uma sólida procura doméstica e um bom momento de captação de investimento".

Em termos de indicadores macroeconómicos, a inflação esperada é de 2,2%, "relativamente controlada", o que contribui para "um crescimento real dos ordenados e também ajuda ou estimula o consumo no dia-a-dia", enquanto a taxa de desemprego em Portugal é de 6,3% e com tendência descendente.

Além disso, a economia nacional também tem "baixa exposição às tarifas de Donald Trump e um cenário macro favorável", o que acaba por "favorecer a economia portuguesa e o investimento em Portugal", salienta André Themudo.

Para o responsável, "Portugal oferece, neste momento, um excelente mix entre estabilidade e potencial económico", sendo que os setores de destaque para o investimento são financeiros, industriais e infraestrutura.

A própria BlackRock investe em Portugal, sendo que os mais recentes dados indicavam investimentos de cerca de 5 a 6 mil milhões de euros, que incluem parques renováveis.

Já em Espanha, a BlackRock investe cerca de 80 mil milhões de euros.

Leia Também: Morte de Diogo Jota: Polícia não exclui "possível excesso de velocidade"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas